A subsidiária da Petrobras na Bolívia, por conta de uma família que reivindica parte da área onde está o campo de San Alberto; teve suas contas bloqueadas pela justiça boliviana. A Petrobras, recorreu da decisão e o processo agora está em segunda instância no Tribunal Agroambiental de Sucre, de onde deverá sair a sentença final.

O bloqueio das contas da estatal foi por conta de uma decisão judicial em primeira instância, em abril e determinou que a estatal e suas sócias na área deveriam pagar US$ 61,14 milhões à família de Maria del Rosario Vacaflor Lahore, valor considerado muito superior ao normalmente acordado com proprietários de terras.

A área é um dos principais campos de gás naquele país e que é operado pela petroleira, e produziu em 2020; em média, 2,69 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

San Alberto juntamente com San Antonio são os dois principais campos produtores de gás da Petrobras na Bolívia e que enviam ao Brasil parte importante de sua produção.

Já no Brasil, a Petrobras informou em nota que realizará a primeira parada programada geral para manutenção na Refinaria Abreu e Lima (Rnest); em Pernambuco e que tem capacidade de processar 230 mil barris de petróleo por dia, entre os meses de junho e agosto, que irá

O objetivo da manutenção é a inspeção das unidades de de Destilação, Coqueamento Retardado, Hidrotratamento de Diesel e Nafta; Geração de Hidrogênio e de Tratamentos, além da parada parcial nos equipamentos das áreas de Utilidades e de Transferência e Estocagem.

A Petrobras afirmou que “a Rnest contará com empresas contratadas para atendimento ao escopo da parada, trabalhando em dois turnos, para manutenção de aproximadamente 1.200 equipamentos e sistemas, entre permutadores de calor, torres, vasos, máquinas rotativas, tubulações, entre outros”.

Impacto: Negativo. Caso a decisão em segunda instancia não seja favorável a Petrobras, o processo poderá acarretar implicações internacionais; além do alto valor do montante que deverá ser pago, e ainda poderia gerar implicações em todo o setor para a petroleira.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.