Stablecoins é uma criptomoeda do tipo moeda digital com o objetivo de oferecer uma volatilidade menor para o investidor, em tradução livre, a palavra Stablecoin significa “moeda estável”.

Basicamente, as criptomoedas possuem diversas características que precisam ser conhecidas por quem deseja investir nesses ativos. As stablecoins, são conhecidas por oferecer mais segurança por possuir latro em algum ativo real. 

Como, por exemplo: Dólar, Ouro, Real, Petróleo, entre outros. 

Quem garante a paridade do stablecoin é o próprio ativo real após a emissão da criptomoeda pelo administrador. 

Conforme a Suno Research, a primeira stablecoin a surgir no mercado foi o Tether lançado no ano de 2014. Ela é uma criptomoeda lastreada em dólar com mais de 6,5 bilhões de unidades emitidas. Desde então, o conceito ganhou força por criar uma proteção contra a volatilidade observada nas principais criptomoedas como o Bitcoin.

Tipos de Stablecoin

Existem dois tipos desta moeda digital: colateralizada ou não colateralizada.

  • Stablecoin colateralizada: Sendo aquela que tem garantia implícita (lastro) do determinado ativo. Como aquelas com lastro em ativos intercambiáveis ( Commodities, Imóveis e até outras criptomoedas).
  • Stablecoins não colateralizadas: Também conhecidas como algorítmicas, pois não possuem garantia em algum ativo real, mas são programadas pela modalidade de “Smart Contracts”. 

Como citado acima, a vantagem de negociar stablecoins é a volatilidade e estabilidade do ativo. Podendo ser enviada para qualquer país de maneira simples, as transações são diretas e imutáveis, via o sistema do blockchain. 

Na hora de investir, leve em consideração que é fundamental conhecer os riscos de cada modalidade. 


Procurando investir em Criptomoedas? Veja uma forma simples e fácil de se expor neste mercado.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte