No universo das criptomoedas, a Solana (SOL) está se destacando como uma das opções preferidas para investidores, com um notável superior a 700% no último ano. Esse avanço é impulsionado por um ecossistema que se desenvolveu em torno da blockchain Solana, destacando-se entre as criptos mais promissoras de 2024.
Desde o início de julho de 2023, quando o valor do SOL era aproximadamente US$ 20, até 22 de julho de 2024, o token nativo da Solana alcançou o valor de US$ 175. Esse aumento supera o crescimento de muitas outras criptomoedas, incluindo o Bitcoin (BTC).
O crescimento da Solana é impulsionado por sua crescente adoção no contexto da Web3 e das aplicações descentralizadas (dApps), além do surgimento de novas memecoins que têm aquecido o mercado.
Daniel González, especialista em Cripto na Bitso, comenta sobre o fenômeno: “A aprovação desse tipo de instrumento pode levar muito tempo, no entanto, é interessante a expectativa que Solana gerou nos últimos meses”.
Para ele, a recente “aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum mostra a solidez que a indústria cripto ganhou nesse período. No caso do ativo, também se destaca o crescimento que teve, bem como o ecossistema que se formou em torno dela, devido aos diversos usos dessa rede”.
González então prevê que “todos esses fatores nos fazem questionar como ela pode se comportar no futuro”. Criada em 2017, a blockchain Solana lançou sua versão beta em 2020, com o objetivo de oferecer soluções inovadoras através de contratos inteligentes.
Utilizando os protocolos de Prova de Participação (PoS) e Prova de História (PoH), a Solana é capaz de processar até 50 mil transações por segundo, o que contribui para sua alta escalabilidade e eficiência.
González acrescenta: “O crescimento do SOL e de outras altcoins mantém o mundo cripto na expectativa de um verão cripto que reflita a expansão que a indústria teve e as mudanças que experimentamos nos últimos anos”.
Ele destaca que “a chegada da Web3 também continua impulsionando transformações e casos de uso para muitas criptomoedas que continuam ganhando força”.