O grande sistema de alta pressão atmosférica que se estabeleceu sobre o Brasil nos últimos dias está sendo responsável pela redução dos níveis de umidade, que já está ficando um pouco abaixo dos 20% em alguns estados. Com a volta do sol forte e o afastamento do ar polar, as temperaturas estão em elevação no país.
Nesta sexta-feira, a baixa umidade do ar e as altas temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, vão chamar a atenção. A pouca chuva prevista vai ficar concentrada em áreas próximas ao litoral leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil.
Região Sul
A maioria das áreas do Sul do Brasil continua com muito sol e pouca nebulosidade nesta sexta-feira. O litoral do Paraná e de Santa Catarina ficam com muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.
A aproximação de uma frente fria provoca a chuva fraca no extremo sul do Rio Grande do Sul, na região de Santa Vitória do Palmar.
O dia ainda amanhece frio, com formação de nevoeiro em muitas áreas do Rio Grande do Sul, do centro-sul de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e também no centro-oeste do Paraná. Apesar do frio do amanhecer, a tendência é de tarde quente e seca.
Os menores índices de umidade no ar e as maiores temperaturas na região devem ser observadas no norte e noroeste do Paraná
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
Os níveis de umidade do ar continuam em queda e a temperatura em elevação nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
Toda Região Centro-Oeste fica ensolarada. A maioria das áreas do Sudeste também terá um dia com sol forte e poucas nuvens. Só há previsão de um pouco de chuva para o litoral norte do Rio De Janeiro e para o litoral do Espírito Santo.
Há possibilidade de geada ao amanhecer nas cidades mais elevadas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão (SP) e Maria da Fé (MG).
A região da cidade do Rio de Janeiro pode ter chuviscos pela manhã, mas o entre muitas nuvens. O litoral de São Paulo passa esta sexta-feira com períodos de sol e muita nebulosidade.
Alguns locais do noroeste de São Paulo, do Triângulo mineiro, oeste e sul de Goiás, norte/noroeste de Mato Grosso do Sul (inclui Pantanal), todo o estado de Mato Grosso, sul de Rondônia, centro-sul e oeste do Tocantins devem registrar níveis de umidade relativa do ar um pouco abaixo dos 20%.
Áreas do norte de Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso devem ficar entre as mais quentes do país, com temperatura 33°C e 35°C.
Regiões Norte e Nordeste
A grande massa de ar seco que se estabeleceu sobre o Brasil ao longo desta semana também influencia a maioria das áreas do Norte e Nordeste do Brasil.Quase todas as áreas das duas regiões passam esta sexta-feira com muito sol e pouca nebulosidade. O Tocantins deve ser uma das áreas mais secas na região, com níveis de umidade no ar que podem ficar um pouco abaixo dos 20%.
Na Região Norte do Brasil, podem ocorrer pancadas de chuva com raios no extremo norte do Amazonas e do Pará e também no Amapá. Em Roraima, a situação é de alerta para temporais.
Na Região Nordeste, a previsão é de pancadas de chuva no litoral do Maranhão, em todo o litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte. Atenção para o risco de chuva moderada a forte em Alagoas.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/previsao-do-tempo/sol-forte-e-ar-seco-em-quase-todo-o-brasil