Uma sociedade anônima, conhecida como empresa de capital aberto ou S.A.. Envolve uma organização empresarial na qual o capital social da empresa fica dividido em ações. Dessa forma, os acionistas não são pessoalmente responsáveis pelas obrigações e dívidas da empresa, além do valor investido nas ações.
Portanto, se trata das empresa que tem o capital dividido, com a responsabilidade de seus acionistas limitada e proporcional ao valor de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Como funciona uma Sociedade Anônima
A sociedade anônima constitui em uma estrutura legalmente formada. Com personalidade jurídica própria e regulada por leis específicas de cada país. Podendo ser de capital aberto, ou seja, com suas ações negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão. Assim, neste caso, permitindo a captação de recursos de um grande número de investidores.
Por outro lado, as S.As. de capital fechado, envolvem empresas com ações não negociadas publicamente e geralmente com um número limitado de acionistas.
O funcionamento de uma sociedade anônima é regido pelo seu estatuto social, que estabelece as regras e normas que a empresa deve seguir. A estrutura de governança de uma S.A. geralmente inclui algumas características específicas, como:
Uma assembleia geral de acionistas;
Conselho de administração responsável pela gestão da empresa;
E uma auditoria externa para verificar a adequação das informações financeiras divulgadas.
Dois exemplos de sociedades anônimas são empresas de grande porte listadas em bolsa de valores, como Microsoft Corporation e Coca-Cola Company. Ou seja, que possuem ações negociadas publicamente e um grande número de acionistas.
Vantagens e desvantagens
As vantagens de se constituir uma sociedade anônima incluem a possibilidade de captar recursos de um grande número de investidores. Assim, há uma separação do patrimônio dos acionistas em relação ao patrimônio da empresa, facilitando no acesso a mercados de capitais e a flexibilidade na transferência de ações entre os acionistas. Além disso, a S.A. pode ter maior credibilidade junto a clientes, fornecedores e parceiros de negócios devido à sua estrutura legal.
Por outro lado, as desvantagens de se constituir uma sociedade anônima incluem a necessidade de cumprir uma série de obrigações legais e regulatórias. Como a divulgação de informações financeiras e a realização de assembleias gerais de acionistas. Além disso, a estrutura de governança pode ser mais complexa e os custos associados à abertura de capital e à manutenção da empresa de capital aberto podem ser elevados.
Dica importante aos investidores interessados em colocar o dinheiro em boas empresas:
Realize uma análise cuidadosa das informações financeiras e de governança da empresa, considerando os riscos e benefícios associados ao investimento em ações de uma S.A. Dessa forma, é fundamental buscar informações de fontes confiáveis.
Assim, entender a estrutura da empresa, avaliar a qualidade das demonstrações financeiras divulgadas e considerar a estratégia de negócio. Bem como, a gestão da empresa e o ambiente de mercado em que ela atua, são pilares fundamentais para considerar antes de investir.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.