É um evento é online, ao vivo e gratuito, e tem foco na análise de mulheres expoentes nos temas que impactam o país. O “Sob o olhar delas” é considerada a 1ª Conferência de Política e Economia organizada pela XP Investimentos, e é uma construção feita a várias mãos e cabeças femininas para debater temas determinantes para o país, sob a perspectiva de mulheres que são expoentes em suas áreas.

A conferência acontece dias 19, 22, 23 e 27 de abril, a partir das 16 horas. As inscrições e o acompanhamento do evento é pelo site.

A programação do primeiro dia começa com o debate da relação entre Poder Executivo e Legislativa, e tem como convidada a Ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda. Segue com a participação da Senadora Simone Tebet com o tema Atuação do Congresso e o andamento das pautas econômicas. Para falar sobre a conjuntura macroeconômica e os desafios atuais do Brasil e do Mundo foi convidada a Presidente do Conselho Acadêmico do Livres e ex-diretora de desestatização do BNDES, Elena Landau.

O evento segue, na quinta-feira, com O papel do Brasil na economia internacional e no comércio. Participam a Senadora Katia Abreu e a Secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais Yana Dumaresq. No mesmo dia, seguem o debate a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, a Secretária-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aline Osósio, e a Jurista e ex-Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge.

Os debates até aqui serão acompanhados e mediados pelas analistas de Política da XP, Débora Santos e Júnia Gama.

Na sexta-feira, 23, o tema ESG, desafios e oportunidades no Brasil, toma a pauta, e terá a participação da Diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público (GIP), Ana Toni, da Diretora ESG da XP, Marta Pinheiro, e de outra analista de Política da XP, a Sol Azcune. O cenário para vacinas e os impactos da covid-19 serão debatidos em seguida pela Médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo junto à analista de Política da XP Júnia Gama.

No último dia, terça-feira, 27 de abril, a discussão é sobre a Agenda microeconômica no Brasil: importância, desafios e oportunidades. Quem conversa sobre o tema é a Secretária especial do PPI, Ministério da Economia, Martha Seillier, a Head of US Office, ESG e diretora de Relações com Investidores da Cosan, Paula Kovarsky, e as analistas da XP, Rachel Sá, de Macroeconomia, e Marcella Ungaretti, de ESG.

Segundo a organização, a ideia do evento foi abrir espaço para uma realidade almejada: ter mais mulheres protagonizando as discussões sobre assuntos que já foram identificados como sendo do universo masculino. Uma forma sutil, mas poderosa, de tornar natural e corriqueira a liderança feminina nesse papel. Por isso, também foram selecionadas, para a mediação, algumas das várias mulheres que ocupam posição de destaque na XP, que entende estar ressaltando o seu compromisso com a diversidade e o empoderamento feminino.


Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias