Com a recente alta do shopping nos últimos relatórios, nessa matéria vamos explorar algumas tendências para o segmento conforme relatório de evento internacional da maior entidade no segmento.
Frente à trajetória de recuperação dos shoppings conforme relatório da Abrasce no mês de abril, o segmento apresentou um crescimento de 61,8%, demonstrando avanços expressivos no país.
Atualmente a maior entidade global do setor, ICSC, divulgou relatório da edição 2022 da maior convenção de shoppings centers. De acordo com o relatório, foi listado algumas tendências para o segmento no futuro.
Segmentos dos shoppings
- Lojas físicas como apoio logístico: Com a ascensão dos e-commerces, as lojas poderão ser locais para despacho e embalamento dos itens, viabilizando maior rapidez em áreas com maior concentração de pessoas.
- Multiplicação de dark stores. Sabe aquela área restrita na indústria? De maneira idêntica, essa área tende a se tornar ponto de distribuição. E vão invadir grandes centros urbanos, a fim de ampliar a operação de marcas varejistas, por exemplo. Se isso é tido como tendência lá fora, aqui na terrinha já é realidade!
- Lojas automatizadas. No estudo apresentado por Deloitte, nos próximos 5 anos a autonomia no atendimento será maior, sem a atuação de funcionários. Essa projeção é difícil de ser percebida no Brasil, considerando a necessidade cultural que temos por interação humana presencial e o custo da mão de obra local.
- Projetos multiuso entre varejo, residências e restaurantes. O termo é jargão no segmento para apreender empreendimentos próximos e complementares. Escritórios, escolas, centros médicos, entre outros passam a coabitar em um mesmo espaço: os shoppings. Algo que já vemos por aqui em diversos estabelecimentos.
Definitivamente os shoppings continuam em uma saga de mutação tentando acompanhar as reordenações contínuas em nossos hábitos. Apesar de apresentar uma realidade de um país subdesenvolvido, ainda assim percebe-se que o shopping no Brasil está bem alinhado com as tendências apresentadas.
Ao que tudo indica, investir em shopping pode ser uma boa estratégia. A melhor forma para conhecer esse mercado é pelos FIIs. Que tal saber sobre eles de forma exclusiva? Clique no botão e se associe ao Clube para ter acesso a informações exclusivas para o sucesso dos seus investimentos.