Ao longo do último ano, foi observado uma mudança no comportamento do consumidor, e consequente aumento da demanda por alimentos e bebidas em casa, em função da pandemia de covid-19, que tornou necessária a imposição de medidas de isolamento social, beneficiando vários setores industriais do país, em especial os considerados essenciais.

O setor de fabricação de latas de alumínio para bebidas foi um dos favorecidos no novo cenário. As vendas das empresas fabricantes fecharam 2020 com alta de 7,3%, somando 32 bilhões de unidades. Para este ano, a estimativa é de que o desempenho se mantenha nos mesmos patamares.

A expansão contínua nas vendas, desde 2017, levou o setor a se movimentar para elevar a oferta de latas a clientes tradicionais – produtores de cervejas e refrigerantes -, bem como aos usuários entrantes, como sucos, chás, cervejas artesanais, vinho, coquetéis e até água.

Para este ano e 2022, está previsto investimento em torno de R$2 bilhões, que será utilizado para instalação de três novas fábricas e linhas de produção existentes terão a capacidade ampliada. Uma das novatas será da Crown, em Uberaba (MG). A outra é da Ball, em Frutal, também em Minas, quase divisa com o Estado de São Paulo. A terceira ainda não tem local definido. Os dois outros grupos estrangeiros no país são Ardagh e CanPack.

Impacto: Positivo. O novo cenário acabou por traçar novas preferências aos consumidores. Os aportes previstos se tornam cada vez mais essenciais à medida em que a oferta e a demanda começam a ficar defasadas.

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