A séries de pagamentos sejam elas, uniformes, anuidades ou rendas, surgem através da recorrência de um financiamento ou investimento. Ou seja, são retiradas ou depósitos de caixa constantes.
Se os pagamentos são finitos, a série é temporária, pois é constante e periódica. Por outro lado, a renda mensal vitalícia da aposentadoria de uma previdência privada é uma série de pagamentos perpétuos (ou renda). Pois utiliza o valor dos juros sobre o montante investido para gerar uma renda permanente.
Séries de pagamentos uniformes
Podem ser divididas em três: postecipadas, antecipadas e diferidas.
Postecipadas
Basicamente o primeiro pagamento acontece no primeiro momento. Por exemplo: Uma pessoa contratou um empréstimo e irá pagar em dez prestações mensais, iguais e sucessivas; portanto, o compromisso começa no fim do período zero (na próxima prestação do cartão).
Antecipada
São aquelas nas quais os pagamentos são feitos no início de cada período respectivo. Exemplos: financiamentos com pagamento à vista.
Diferidas
Neste caso, os pagamentos ocorrem após um determinado período. Exemplo: promoções do tipo “compre hoje pagando em 10x e só comece a pagar dentro de 5 meses”. Para calcular, é necessário usar conceitos do regime de capitalização composta e da série uniforme postecipada (ou antecipada). Ou seja, primeiro se calcula os meses sem pagar e na sequência, com o valor atualizado, o período de pagamento das prestações.