Com a Selic nas alturas no Brasil e o corte de juros nos Estados Unidos, a pergunta que não quer calar é: onde investir em renda fixa? A Genial Investimentos trouxe a resposta em sua carteira recomendada equilibrando liquidez e ganho acima da inflação, ou seja, diversificando entre os setores econômicos.

Conforme a casa os ativos atrelados ao CDI continuam sendo fundamentais para manter um portfólio flexível e preparado para movimentações. “Esses ativos garantem liquidez, permitindo a rotação para renda variável no momento adequado. Com uma projeção de CDI em 10,5% para 2024 e inflação de 4,5%, enxergamos um retorno real de 6% com baixo risco, o que ainda se mostra bastante atrativo”, aponta a casa.

Quando o assunto são os títulos atrelados ao IPCA, a Genial mantém otimismo, especialmente com vencimentos intermediários, aproveitando o prêmio da queda da inflação implícita. No entanto, a corretora adverte sobre o risco de títulos de prazo mais longo, dado o aumento das incertezas fiscais no Brasil. “O mercado já começa a precificar os detalhes do cenário fiscal, o que pode comprometer o retorno de papéis com maior duração”, alerta o relatório.

Como investir no atual cenário da Selic?

Para os investidores conservadores, a Genial sugere manter o foco em ativos de baixo risco. A carteira inclui LCA pós-fixada, garantindo segurança através do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), além de ETFs indexados ao IMAB5 e títulos públicos atrelados à inflação, que asseguram proteção patrimonial.

Portanto, para colocar em pratica, considere equilibrar seus investimentos entre oportunidades no CDI e IPCA. Aproveite a liquidez dos ativos atrelados ao CDI e use os títulos indexados ao IPCA para garantir proteção contra a inflação pensando no longo prazo.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Mas cuidado com os títulos de longo prazo! Com a instabilidade fiscal, mantenha cautela ao investir em títulos com vencimentos acima de 10 anos. Conforme os analistas, eles seguem preferindo prazos intermediários.

    Quer simplificar suas decisões de investimento? Acesse a área renda fixa no Clube Acionista e explore as melhores recomendações de analistas. Além de relatórios completos e diversificados para facilitar suas escolhas e proteger seu patrimônio, você terá diversas áreas para otimizar as suas decisões.