Em especial livros desta semana, a indicação segue a linha da pauta Mulheres em Ação, um ambiente com conteúdos exclusivos que contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. A obra sugerida se refere a uma das poucas maratonistas brasileiras a completar o desafio Six Majors, a autora Sara Velloso virou inspiração para quem quer cruzar uma linha de chegada (e não apenas no esporte) com o seu “Seis Corridas”.
Diretora financeira no Grupo Bandeirantes de Comunicação, Sara Velloso, de 54 anos, está acostumada a lidar com desafios, fazer planejamentos e assumir grandes responsabilidades. Mas viu a teoria e a prática de tudo o que aprendeu em sua carreira de executiva ganhar novo significado quando resolveu correr sua primeira maratona.
Seis Corridas
Entre os anos de 2011 e 2019, Sara se tornou um dos cerca de 150 brasileiros, sendo a minoria mulheres, a completar o desafio das seis maiores e mais tradicionais maratonas do mundo (em Berlim, Boston, Chicago, Londres, Nova York e Tóquio), história relatada no livro “Seis Corridas”, que chegou ao mercado em 2020.
A obra, que se tornou referência na literatura motivacional e um best seller em vendas, acaba de ganhar nova edição lançada durante a 26a Bienal do Livro de São Paulo.
“Devorei seu livro nessas férias. Sou um sexagenário correndo atrás de vencer a mim mesmo. E isso não tem reta de chegada, mas é linda a vitória sobre nós mesmos”, escreveu Nizan Guanaes para Sara.
O texto do aclamado embaixador global da Unesco é um dos acréscimos incluídos na nova edição, ao lado de comentários assinados por nomes como a ex-tenista olímpica Patrícia Medrado, o documentarista Patrick Santos e a jornalista Angélica Banhara.
Em “Seis corridas”, o leitor descobre do que é feito o corpo e a mente de uma maratonista, a partir das emoções de Sara. Durante o percurso, também conhece muitas curiosidades sobre as cidades e as histórias dessas maratonas que reúnem todos os anos centenas de milhares de pessoas do mundo todo.
E, principalmente, descobre como correr pode ser um catalizador de inteligência emocional e de planejamento. “Não importa se a sua linha de chegada é uma faixa pintada no asfalto ou qualquer outra conquista pessoal”, diz a autora. “Para chegar lá, você vai precisar de uma estratégia, vai precisar se planejar para correr uma verdadeira maratona.”
Six Majors
Uma das poucas maratonistas brasileiras a completar o desafio Six Majors até 2019, Sara Velloso, compartilha em sua obra, “Seis corridas: O que aprendi nos 253 quilômetros das maiores maratonas do mundo”, o que precisou vencer antes de cruzar a linha de chegada.
Com 28 anos de experiência em administração e finanças, 20 deles em posições de gerência e diretoria em grandes empresas, hoje é maratonista amadora. Até 2008, Sara era apenas uma pessoa sedentária e ex-fumante.
Administradora de empresas, a mineira Sara Velloso, com tem pouco mais de 50 anos, está acostumada a lidar com desafios, fazer planejamentos, cumprir metas, tomar decisões e demais responsabilidades inerentes à sua atividade profissional. Em 2008, ao decidir correr a Meia Maratona do Rio, Sara se viu ressignificando a prática e teoria de tudo o que aprendeu ao ter de vencer muito antes de cruzar a linha de chegada.
Daí para resolver completar os mais de 253 quilômetros do desafio Six Majors (algo como as “seis maiorais”, em tradução livre) foi um pulo. Em pouco mais de 30 horas, entre os anos de 2011 e 2019, Sara se tornou um dos cerca de 150 brasileiros, sendo a minoria mulheres, a completar o desafio das seis maiores e mais tradicionais maratonas do mundo cujas provas ocorrem nas cidades de Berlim, Boston, Chicago, Londres, Nova York e Tóquio.
Nesse caminho, Sara não venceu apenas o desafio de percorrer os 253 quilômetros e 170 metros em mais de trinta horas nas principais ruas dessas metrópoles. Venceu seus medos, relembrou suas histórias, reviu vitórias e derrotas das quais a vida é feita, e ao cruzar a linha final de cada uma das maratonas encontrou a redenção e o amor, também tão necessários à própria existência.
São esses momentos, quilômetro a quilômetro, que Sara compartilha conosco. O leitor de “Seis corridas” vai descobrir do que é feito o corpo e a mente de uma maratonista e, durante o percurso, também vai conhecer muitas curiosidades sobre as cidades e as histórias dessas maratonas que reúnem todos os anos centenas de milhares de pessoas do mundo todo.
Sara Velloso Galvani nasceu em Belo Horizonte em 1967, é casada e administradora de empresas. Com 30 anos de experiência em administração e finanças, 20 deles em posições de gerência e diretoria em grandes empresas. Hoje é maratonista amadora e cuida de um pé de jabuticaba e de duas cachorras vira-latas, em São Paulo, cidade onde vive.
Até 2008, Sara era apenas uma pessoa sedentária e ex-fumante. Desde então, incentivada pelo irmão correu sete maratonas, entre elas as seis mais importantes do mundo. Também participou de 15 meias maratonas, foi quinta colocada em sua categoria no Ironman 70.3, que compreende aproximadamente 1,9 quilômetros de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida, participou do L’Etape du Tour 2014, evento esportivo para ciclistas amadores que percorre parte da rota do Tour de France, maior e mais famosa corrida de ciclismo do mundo.
Sara é um dos 146 brasileiros, sendo apenas 44 mulheres, que até 2019 haviam percorrido as seis maiores maratonas do mundo. “Seis corridas” foi seu primeiro livro, lançado em 2020. Ela também é coautora do livro “Mulheres nas Finanças”.
Fonte: A autora e Amazon