Ibovespa, em julho, segue com variação neutra – estabilidade mostra a indefinição nos próximos movimentos – e o “flertar” com uma reversão para uma queda maior não é fato consumado no macro do índice.
Houve um avanço do Ibovespa, a partir de março de 2023, – o índice “beirou” a vizinhança dos 97.000 – e de lá para cá, uma variação positiva de cerca de 21%. A volatilidade amparada pelo movimento do “ou vai ou racha” e o “Rodízio de Carteiras” são uma constante, diariamente, nas oscilações durante os pregões e têm garantido a indefinição da tendência.
Em zona de variação neutra
Acompanhamos os movimentos diários do índice, naquele “sobe e desce” entre 121 e 117. Mesmo que em alta intensidade, a zona de variação segue o viés lateral, ou melhor, de neutralidade.
Ou seja, o peso dos fatores econômicos e políticos, bem como, a alta volatilidade que segue forte no mercado mostrarão qual o objetivo que se concretizará e se existirá mais espaço para novas flutuações. Mas em qual sentido? Assim, aproveitamos pontos de entrada no swing trade tático para avançar com posições de curtíssimo prazo.
Muita cautela é a principal determinação, contudo há um bom momento para um pequeno otimismo para o Ibovespa. Assim, a atualização da carteira IMA 90 que ocorreu nesta semanas, segunda-feira 17, nos trás boas perspectivas para o próximo trimestre.
As incertezas quanto aos aspectos econômicos no Brasil seguirão e, também, nos principais mercados mundiais que têm determinado uma oscilação sem a sincronia habitual. Esse descasamento abre espaço para oportunidades e, por isso, reforço para que você venha conhecer as Recomendações IMA.
A dissonância momentânea entre os comportamentos dos principais mercados é a principal certeza nos fechamentos dos principais índices. O próximo vencimento do ÍNDICE FUTURO, em agosto de 2023, continuará bastante em aberto.
A atual tendência ou o início de um novo período “Bullish” terá somente uma definição ao longo de um prazo maior a partir da exibição de dados mais concretos sob os aspectos econômicos no mundo em 2023. Uma reversão, se ocorrer, virá acompanhada de alta volatilidade e do “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão fortes, independente da definição do movimento. Por isso, reforço e mantenho a palavra de cautela máxima! Você nunca saberá quando os movimentos repentinos ocorrerão, mas o posicionamento não pode ser evitado.
Assim, seguimos, no curtíssimo prazo, esperando por algum evento específico para superar a vizinhança dos 121. Enquanto isso, o ajuste trimestral ocorreu, com duas novas sugestões para você surfar a nova temporada. Veja agora!