Que você não está sozinho, você sabe, né?! Espero que saiba, esse é o principal motivo pelo
qual a maioria dos profissionais não usa as redes sociais em seu benefício próprio. Isso
vejo diariamente na minha profissão, e confesso que consigo compreender.

Não é fácil se expor, realmente não é, os motivos são variados, mas em tese seguem os que
escuto com maior frequência e que acredito que irão ressoar em você: o medo de julgamento, a vergonha e não saber por onde começar.

Bom, cada caso é um caso e não cabe uma análise sobre, até porque quero desmistificar isso e
ajudar você para quem sabe tomar coragem e sim, se mostrar para o mercado.

Mas antes de começar a falar sobre alguns passos e dicas, é muito importante entendermos
que, para trabalhar com redes sociais, ou para começar a mostrar ao mundo seu trabalho, é
preciso entender de pessoas. Eu sei que isso pode ser meio contraditório, uma vez que hoje temos ChatGPT e outros mil aplicativos de inteligência artificial. Mas independente do momento no mundo e da tecnologia que usamos, continuamos sendo seres humanos.

Entenda, nós somos a cliente final, eu, você, todos nós decidimos o que, quem e de quem
iremos comprar, seguir, se inspirar e isso não vai mudar. Porque está totalmente ligado aos
nossos valores pessoais. Por isso entender que não iremos agradar a todos é fundamental.
Afinal, na nossa vida já fazemos isso naturalmente.

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Ok, mas porque falar sobre isso?

Porque é necessário você tirar esse peso das costas, antes mesmo de começar. Então ter isso em mente, já vai ajudar muito. Você e nem ninguém irá agradar a todos. Curiosamente um dos principais erros quando falamos em marcas pessoais ou corporativas é saber identificar o seu público-alvo e comunicar para ele. Fazer essa identificação é essencial. Com isso, pergunte a si mesmo, para quem irei trabalhar?

Porque nós escolhemos o nosso cliente através da comunicação: visual, escrita e falada. Tudo
comunica. Porque é verdade, estamos constantemente comunicando algo, desde a roupa que você
escolheu usar, ao corte de cabelo, as cores da própria marca. Tudo tem um fundamento e um
sentido. Mesmo que por muitas vezes inconsciente.

Acredito que mais do que palavras, nossa imagem de fato revela a nossa essência ou aquilo
que queremos ser ou transmitir. E esse é o ponto. Não podemos negar isso e sermos ingênuos.
Afinal isso ficou muito mais perceptível com a chegada das redes sociais.

Então o que fazer?

Sempre falo que é sobre autoconhecimento e gestão de marca, é preciso saber em qual momento está e para onde quer ir. O simples fato de ir não ajudará, agora a partir do momento que você entende o objetivo fica muito mais claro para onde deve caminhar.

Você pode começar fazendo uma lista com dois tópicos: quais características gostaria de ser
associado e quais as marcas têm os valores iguais ou parecidos com o seu propósito. E comece
a observar, estudar, entender a forma, as cores e … Então quero dizer que é só copiar e vai dar certo! Negativo, tudo precisa estar relacionado com você, com a empresa, com modelo de negócio. Se inspirar não é copiar.

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E tem outros dois pontos importantes relacionados a isso, primeiro deles é que isso pode
acabar com o seu potencial criativo e te condicionar a comunicar de forma errada. E isso só
gera desgaste e energia desperdiçada à toa.

Agora, você realmente gostou do conteúdo e tem a ver com você, qual seria a melhor forma de usar a inspiração?

É refletir e pensar se isso irá fazer você atingir o seu objetivo, se está sendo
coerente consigo mesmo e com quem quer atingir. Depois, adaptar para a sua realidade.

Outro ponto é que nem sempre o que funciona para um, funciona para o outro. Porque toda a
estratégia precisa estar alinhada aos valores de marca, ao público e a quem você é como
marca. E sendo bem honesta, é tão mais legal ser autêntico, mesmo que isso te faça temer o
julgamento.

Outro ponto importante e comum é cair na mentira de que tudo na internet acontece muito
rápido. Calma lá, sim sejamos justos, é mais rápido, mas depende muito de caso para caso, e
principalmente destes pontos que devem ser levados em consideração: quanto do seu tempo
você irá dedicar para isso, você vai colocar somente a sua energia vital ou irá investir
financeiramente?

E novamente escrevo isso porque caso queira começar devagar, está tudo bem, se teste, se
conheça, se permita errar, se você não gosta de gravar vídeo, ok você pode escrever, é
importante tentar, sempre falo isso. Muitas vezes é mais fácil do que imaginamos, mas não
existe um jeito só. O jeito certo é fazer do seu jeito, com a sua cara e praticar. Quanto mais se
faz, mais se aprende.

Até porque construir uma marca sólida leva tempo e sim, dá trabalho. E pode ser que essa não
seja a sua prioridade, o que precisa ficar claro é que as mídias sociais são meios, assim como
a televisão, o jornal, a rádio. E que hoje temos mais possibilidades e facilidades.

Entendido isso, sempre chega aquela pergunta, e quanto a frequência, tenho que gravar todos os dias?

Quantas vezes por semana e por aí…Não existe uma resposta certa ou errada para
isso, mas existe uma questão relativamente lógica. Afinal as redes são controladas por robôs.
Entre focar em qualidade e quantidade, foque na qualidade. Sempre! De nada adianta postar
todo o santo dia, sem que você consiga parar, analisar, entender o que deu certo e o que deu
errado. Afinal você está comunicando para um público específico e rever o que já foi feito faz
parte desse trabalho.

O posso dizer pelo que já testei comigo, com clientes é que quanto maior a quantidade de
conteúdo focado no seu público e na sua essência, melhor será o resultado ao longo do
tempo.

E sabe por que foco tanto nesse assunto, porque a constância só é válida se você estiver se
conectando com quem realmente quer comprar de você. Se não é puro ego ou desperdício de
tempo mesmo.

Então, pensando nisso, busque sempre lembrar de quatro fatores: é preciso ser verdadeiro com
o que se fala, se mostra, se vende e se entrega. Porque uma vez sendo honesto em relação a
estes pilares, não se deve temer, imprevistos, erros, vão acontecer, mas se isso for algo
orgânico, está tudo bem.

Desmistificar

Mas enfim, é preciso desmistificar à necessidade de sermos perfeitos e especialistas em tudo,
para começar a mostrar nosso valor ao mundo e ao mercado. Lembre-se as mídias são meios
para conquistarmos nossos sonhos, mudarmos a nossa realidade e atingirmos uma infinidade
de pessoas que não poderíamos antigamente. Use isso ao seu favor.

No fim do dia não é sobre estar pronta, é sobre ter coragem, confiar no processo e saber que
para você chegar lá (onde quer que esse lá seja) é preciso fazer ações diferentes, que sim, irão
te desafiar, mexer com alguns sentimentos como: medo, rejeição, autoestima. Mas eles não
podem ser o motivo pelo qual você não vai tentar.

Vá com calma ou vá com tudo, tanto faz. Apenas não deixe passar oportunidades por achar que
não está pronta ou porque não sabe. Tudo se aprende.

Por Luize Collares de Toledo, estrategista de mídias sociais com foco em resultado, formada em Design Gráfico e de Produto com especialização em Marketing Digital e Branding. Trabalha com branding e marketing estratégicos com foco em resultado, valores de marca e experiência do cliente. Líder da Comunicação no Grupo Mulheres do Brasil em Porto Alegre.

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