Em dias em que a bolsa ganha os holofotes porque o Ibovespa vem batendo seu próprio recorde e o dólar fechando em queda, o “diz que diz que” é que a Taxa Selic, que está a 10,5% a.a, pode nem chegar ao tão projetado um dígito. Tudo indica e o próprio Copom sinalizou na última reunião, que ela pode subir.
O que fazer com os Fundos Imobiliários (FIIs) se Selic subir?
De acordo com o especialista em Investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, “geralmente em cenário de juros altos se aumenta posição em fundos de papéis”. Dessa forma,as indicações do Clube Acionista estão alinhadas ao futuro do mercado.
Os juros altos podem ser benéficos para os fundos imobiliários (FIIs) de crédito, pois muitos deles têm o seu portfólio atrelado ao CDI. Com a Selic alta, o valor recebido pelos ativos pode ser maior. No entanto, os juros altos também podem trazer riscos, como o aumento do risco de os devedores dos CRI não conseguirem honrar os pagamentos, comentam os analistas da Empiricus.
Já os fundos de tijolo, em geral, têm uma dinâmica ruim quando as taxas de juros sobem. No entanto, os de papel podem conseguir surfar muito bem, eventualmente até tendo valorização no mercado.
Saiba quais os FIIs mais recomendados do momento no Clube Acionista. Também tenha acesso às explicações dos analistas sobre a relação Selic x Investimentos. Cadastre-se grátis e confira por aqui.