A live realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com  extrativistas paulistas visa facilitar o acesso dos pequenos produtores à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). O evento será nesta segunda-feira (19), às 14h. O foco são os municípios de São Paulo com maior potencial extrativo: Barra do Turvo, Cunha, Eldorado, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Registro, São Luís do Paraitinga, Sete Barras e Ubatuba.

O objetivo é explicar as regras e as formas de acesso ao programa, ampliando o benefício no interior do estado. O apoio é feito na comercialização de produtos florestais não madeireiros com o pagamento de uma subvenção. No caso de São Paulo, os principais são juçara, pinhão manso e cambuci.

A Live é aberta a qualquer produtor ou representantes de cooperativas e associações, e não precisa de inscrição. Para participar, os interessados podem acessar a plataforma digital pelo link: https://meet.google.com/qyo-gjco-xkt .

PGPM-Bio — A política funciona da seguinte maneira: quando o produtor extrativista comprova a venda do seu produto por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal, a Conab complementa o valor por meio de subvenção direta, pagando um bônus que visa à proteção do ganho mínimo do extrativista. 

A PGPM-Bio tem como objetivo fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuir com a redução do desmatamento e garantir renda às populações que possuem formas próprias de organização social, ou seja, aquelas comunidades que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Em 2021, a PGPM-Bio prevê orçamento de R$ 25 milhões para executar em subvenção direta paga a extrativistas de todo o Brasil.

Serviço
Live: PGPM-Bio em São Paulo
Data e hora: 19/04/21, 14h
Link de acesso: https://meet.google.com/qyo-gjco-xkt
Apoio ao participante: [email protected]

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte