Agricultores e agricultoras familiares da Cooperativa Mista de Produção Comercialização e Serviços da Terra iniciaram, neste sábado (24), as entregas de alimentos para atendimento às cozinhas solidárias em São Paulo. A primeira ação foi realizada para o Instituto Irmão Pedro de Bittencourt, que recebeu 1.322kg de alimentos, como banana, feijão, mandioca, entre outros. Os alimentos são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Participaram do ato o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sílvio Porto, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, Lilian Rahal,o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, o padre Júlio Lancellotti, a superintendente da Conab no estado paulista, Renata Camargo, a superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo, Sabrina Diniz, e representantes das entidades fornecedora e beneficiária.

Em todo o projeto, aprovado no ano passado e a ser executado ao longo deste ano, a Conab irá comprar cerca de 63,48 toneladas de alimentos. Esses produtos serão destinados ao Instituto e atender 770 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Para realizar a aquisição, a estatal irá destinar R$ 495 mil, recurso repassado pelo MDS, beneficiando 33 produtores, sendo 18 mulheres camponesas.

No ano passado, a Companhia aprovou 131 projetos da agricultura familiar para participar do PAA. Com isso, serão destinados aproximadamente R$ 32,36 milhões no apoio à comercialização da produção da agricultura familiar no estado por meio do Programa, beneficiando agricultores e agricultoras do estado e complementando a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

PAA e Programa Nacional de Cozinhas Solidárias – Por meio do PAA, os produtos da agricultura familiar são destinados a pessoas atendidas por programas de ações da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. O Programa também possibilita a formação de estoques pelas cooperativas e demais organizações da agricultura familiar, bem como o atendimento às demandas de gêneros alimentícios e materiais propagativos.

Já o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias foi concebido no Projeto de Lei que cria o novo PAA, sancionado em julho de 2023. O equipamento visa garantir segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.

Sacolão Popular “Irmão Pedro Bittencourt” – A primeira entrega dos alimentos adquiridos pela PAA marca a inauguração do espaço Sacolão Popular “Irmão Pedro Bittencourt”. O Sacolão Popular é fruto do processo de construção de ações de solidariedade e combate à fome desenvolvidas pelo Padre Julio Lancellotti e diversas outras entidades, estreitando os laços entre o campo e a cidade, e que visa tornar acessível a alimentação saudável produzida pelas famílias agricultoras dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária Popular.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.