As pessoas atendidas pelo Instituto Irmão Pedro de Bittencourt e pelo Instituto Céu Estrela Guia serão beneficiadas com doação de 41,31 toneladas de leite em pó. O produto começa a ser entregue pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as instituições a partir desta quinta-feira (15). O leite foi adquirido pela Conab de agricultores e agricultoras familiares ainda em 2023, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e as entidades beneficiadas foram indicadas também pelo MDS. O produto está sendo removido do município de Rolândia, no Paraná, para a capital de São Paulo.

Para o Sacolão Irmão Pedro Bitencourt serão destinadas ao todo 18,8 toneladas de leite em pó. Apenas nesta quinta, devem ser entregues 12,1 toneladas. Esta primeira entrega conta com a presença do presidente da Companhia, Edegar Pretto, do padre Júlio Lancellotti e da superintendente da Conab no estado paulista, Renata Camargo. A expectativa é que as outras 6,7 toneladas do produto serão recebidas nas próximas semanas.

Além do leite em pó, a instituição também recebe alimentos, como frutas e hortaliças, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do PAA, também executada pela Companhia. A expectativa é de que, até o final deste ano, os agricultores e agricultoras familiares entreguem cerca de 63,48 toneladas de alimentos ao Sacolão. Os produtos irão beneficiar 770 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelo estabelecimento.

Já para o Instituto Céu Estrela Guia serão destinadas 22,5 toneladas de leite em pó. A expectativa é que 14 toneladas do produto chegue na instituição nesta sexta-feira (16). As outras 8,5 toneladas devem ser entregues até o final da semana que vem. Além do anúncio da doação do leite, nesta quinta também haverá a doação, por meio do PAA, de 24 caixas de brócolis, 29 caixas de repolho, 36 caixas de tomate e 15 caixas de tomatinhos. O presidente da Companhia também acompanha a entrega desses produtos junto com um dos fundadores do Instituto, Pai Denisson, e uma das fundadoras do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. Os alimentos produzidos pelos agricultores e agricultoras da Cooperativa Agropecuária de Guapiara e adquiridos pela Conab, a partir da CDS, irão complementar as refeições distribuídas pelo Instituto.

PAA e Programa Nacional de Cozinhas Solidárias – Por meio do PAA, os produtos da agricultura familiar são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por programas de ações da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. O Programa também possibilita a formação de estoques pelas cooperativas e demais organizações da agricultura familiar, bem como o atendimento às demandas de gêneros alimentícios e materiais propagativos.

Já o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias foi concebido no Projeto de Lei que cria o novo PAA, sancionado em julho de 2023, e foi regulamentado pelo Decreto nº 11.937/2024. A cozinha visa garantir segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.

Instituições – O Sacolão Popular “Irmão Pedro Bittencourt” é fruto do processo de construção de ações de solidariedade e combate à fome desenvolvidas pelo Padre Julio Lancellotti e diversas outras entidades, estreitando os laços entre o campo e a cidade, e que visa tornar acessível a alimentação saudável produzida pelas famílias agricultoras dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária Popular.

O Instituto Céu Estrela Guia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015 pelo Pai Denisson D’Angiles e pela Mãe Kelly de Angelis, com o objetivo de combater a fome e a desigualdade  social. Desde de 2020, o Instituto atendeu mais de 600 mil pessoas em situação de rua, além de 12,3 mil famílias carentes de baixa renda, que enfrentam insegurança alimentar e social, em São Paulo e algumas cidades do  Brasil. Além do preparo e entrega refeições diariamente para pessoas em situação de rua, a instituição distribui cestas básicas e alimentos perecíveis para mulheres em vulnerabilidade social, kits de higiene para mães e crianças carentes, alimentos para animais de rua e oferece cursos de Culinária Empreendedora para mulheres e para população LGBTQIA+.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte