Confira a análise da Warren e entenda porque a São Martinho (SMTO3) está confortável para gerar caixa . Dessa maneira a corretora adicionou a companhia em sua carteira Picks 10+ de fevereiro substituindo a Eneva (ENEV3).

São Martinho (SMTO3) está confortável para gerar caixa

Segundo os analistas da Warren, a São Martinho SA é uma empresa dedicada principalmente à produção de açúcar que opera em território nacional através de 4 usinas que possuem capacidade de moagem de 24,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.

A companhia também está envolvida na produção de açúcar (1,6 milhões de toneladas por safra), etanol (1,3 bilhões de litros por safra) e cogeração de energia (1 Twh), atuando como gestora de de 350.000 hectares de cana própria (70%) e de terceiros (30%).

Alavancagem estável com alta geração de caixa

Os analistas da Warren destacam que os preços do açúcar e etanol permanecem em patamares acima da média, sem perspectiva de correções relevantes diante da impossibilidade de elevação significativa da oferta, preço do petróleo em alta e taxa de câmbio desvalorizada.

Esta condição de mercado deve trazer consequências positivas para a companhia na próxima safra, que deve continuar sendo direcionada para uma maior participação da produção de etanol em detrimento do açúcar, em razão da maior rentabilidade.

Apesar do aumento do endividamento nos últimos trimestres para financiar novos projetos e melhorias operacionais, acreditamos que a São Martinho está confortável para gerar caixa e conseguir honrar com seus compromissos” Dizem os analistas da Warren.

A companhia possui cronograma de amortização da dívida bem dilatado e uma estrutura de capital que capaz de suportar os investimentos mais elevados, bem como pagamento de dividendos e JCP, que seguem uma política bem definida. Sendo 40% do lucro caixa, ou 25% do lucro líquido, valendo o que for maior.

Saiba quais são as principais recomendações dos analistas e o preço alvo para as empresas

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.