Veja a avaliação do BB Investimentos referente as ações da São Martinho (SMTO3) que fazem parte da Carteira BB ESG. Dessa forma, os analistas do BB a consideram um destaque no segmento. Assim, a companhia tem apresentado ações inovadoras e melhorias contínuas em suas práticas ESG, justificando a inclusão na carteira.
São Martinho vem aumentando seus investimentos na área social
De acordo com o BB, a São Martinho pertence a um setor de elevada sensibilidade a impactos ambientais, e promove diversas ações para mitigar esses impactos. Apesar de haver espaço para melhorias, entendemos que a companhia é um destaque em suas práticas ESG, por isso, promovemos a inclusão em nossa carteira. Ações como o controle de emissões de gases do efeito estufa, o uso controlado da água e os projetos de gestão de resíduos são importantes contribuidores para nossa visão positiva.
Adicionalmente, a companhia vem aumentando seus investimentos na área social. Contudo, o constante investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, com apoio do Comitê de Inovações Tecnológicas, vem produzindo bons resultados operacionais e colabora para o contexto das práticas ESG.
Ambiental
Segundo o BB, a São Martinho promove diversas ações de mitigação de impacto ambiental.
“Destacamos o projeto de gestão de resíduos sólidos, que aproveita 99% dos resíduos no processo industrial, com uso de todo o bagaço de cana para geração de energia limpa, além da produção da torta de filtro e da vinhaça”. Afirmaram os analistas.
Nesse sentido, a substituição da gasolina pelo etanol, feita nos últimos três anos, colaborou para a redução das emissões do escopo 1 em 7,5% em relação ao ano anterior. A companhia também promove ações de biodiversidade, com os projetos Viveiros de mudas e Viva a natureza.
Social
Conforme o relatório do BB, as ações de segurança dos trabalhadores vem promovendo uma redução na taxa de frequência de acidentes. Saindo de 1,83 acidentes para cada 1 milhão de horas-homem trabalhadas em 2019 para 1,56 em 2020, uma redução de 15%.
Além disso, a companhia investe em suas relações com a comunidade. Tendo aumentado consideravelmente o volume financeiro de doações às comunidades, incluindo ações específicas para a pandemia. Além de investimentos em cultura & lazer e Educação & desenvolvimento social.
Governança
Segundo o BB, a companhia conta com diversos comitês de assessoramento para dar suporte à administração, o que vemos como um ponto positivo. Além disso, disponibiliza um Canal Ético, independente e gerenciado por empresa externa para apurar denúncias de desvios de conduta.
Os analistas do BB mencionaram que, neste pilar, a companhia perde pontos por não ter um conselho de administração diverso (apenas uma mulher) e com poucos membros independentes (apenas dois de sete). Na diretoria executiva, dos 11 membros, também há apenas uma mulher.
Controvérsias
Por fim, o BB indicou que não foram identificadas controvérsias relevantes para a companhia.