No cenário de encerramento de 2023, o Santander e o Bank of America (BofA) lançam projeções ambiciosas mostrando que estão otimistas com o Ibovespa para 2024. Assim, estimando 160 mil e 145 mil pontos, respectivamente.

Conforme a equipe do Santander, mantendo uma visão altista desde junho de 2023, fundamenta sua perspectiva otimista em alguns pontos chave. Destaca-se o ciclo contínuo de flexibilização do Banco Central do Brasil, projetando uma Selic de 9,5% até o final de 2024.

Além disso, a probabilidade de um “pouso suave” na economia dos EUA, com a possibilidade de redução das taxas pelo Federal Reserve no segundo semestre de 2024, contribui para o otimismo. O valuation atrativo do Ibovespa, negociando a 8 vezes o múltiplo preço/lucro futuro, e a superação do pior do crescimento do lucro por ação são fatores adicionais apontados pelo banco.

Enquanto isso, o BofA reforça a posição otimista com uma exposição overweight para o Brasil na região. A estimativa de 145 mil pontos para o Ibovespa no final de 2024 destaca que os valuations continuam atrativos. Assim, mantendo a tendência de 2023, e acreditando que o risco de revisões de baixa nos lucros para 2024 diminuiu em comparação com o ano anterior.

Desafios e oportunidades para as visões otimistas com o Ibovespa

Embora as projeções sejam otimistas, os investidores devem estar atentos aos riscos. A economia global, especialmente a dos EUA, e eventuais revisões nas taxas de juros podem impactar as expectativas. O Santander alerta para a necessidade de monitorar o ciclo de flexibilização do BCB e as condições nos EUA.

Portanto, dada a volatilidade potencial, a sugestão envolve manter uma abordagem equilibrada entre setores e categorias de investimentos. Ou seja, diversificando suas carteiras e ajustando suas posições conforme a evolução do cenário econômico. O acompanhamento regular das notícias econômicas e a análise contínua do mercado são essenciais para tomar decisões informadas.

Para descobrir quais são as principais recomendações para investir confira o espaço exclusivo no Clube AcionistaComece agora a explorar as oportunidades conforme as indicações sobre o que fazer (comprar, manter ou vender) e o potencial de valorização.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?