Extrativistas de pinhão do estado poderão participar, nesta quinta-feira (29), de um encontro virtual que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará para explicar as regras e formas de acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Estarão no encontro on-line, além dos trabalhadores na cultura do pinhão, organizações governamentais, universidades federal e estadual, associações dos municípios da Região Serrana, órgãos de extensão rural e sindicatos. O foco serão os municípios da região serrana de Lages, que apresentam maior potencial e cultura do extrativismo do produto extraído das araucárias.
A PGPM-Bio atua quando o agricultor familiar extrativista comprova a venda do seu produto por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. Em seguida, a Conab analisa a informação e complementa o valor, por meio de uma subvenção direta, para proteger o ganho mínimo do extrativista.
A política é estruturada no tripé ambiental, econômico e social. Pelo primeiro, fomenta a proteção ao meio ambiente; já pelo segundo, estimula a oferta de produtos da sociobiodiversidade no mercado; e, por último, estimula a organização social produtiva.
Para este ano, a PGPM-Bio prevê um orçamento de cerca de R$ 25 milhões, que serão gastos nas operações de pagamento de bônus diretos a extrativistas de todo o Brasil.
Serviço
Live: PGPM-Bio Cultura do Pinhão.
Dia: 29/04/21
Horário: 15h
Link de acesso: https://meet.google.com/nuc-qbgy-sce
Apoio ao participante: david.dalponte@conab.gov.br
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]