Você não leu errado esse título! Segundo o Relatório 2023 da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar (SAPR11), o salário-base médio das empregadas mulheres é 11,89% superior ao salário-base médio dos empregados homens, considerando pessoas de todas as especialidades das carreiras de nível médio, técnico e profissional.
A empresa também figura no ranking do Índice Teva Mulheres na Liderança e no IDIVERSA da B3.
Saiba mais
- Os órgãos de governança corporativa da Sanepar, em sua totalidade, estavam compostos, em 2023, por 84,85% de homens e 15,15% de mulheres.
- A estrutura com maior porcentagem de mulheres era o Comitê de Elegibilidade, com 33%.
- Em 2023, a Sanepar possuía 6.121 empregados próprios e 6.749 empregados terceirizados, somando uma força de trabalho de 12.870 pessoas. Do total de empregados próprios, 78,9% correspondiam a homens e 21,1% a mulheres.
- A Sanepar criou, em 2022, o Comitê Existir, com o objetivo de ampliar a diversidade e a inclusão em seu quadro funcional.
- A Companhia alcançou um marco significativo ao ser selecionada para a primeira carteira do Índice de Diversidade da B3, o IDIVERSA.
- A empresa é signatária dos ODS desde 2016. No ano seguinte, a empresa se tornou a primeira empresa brasileira do setor de saneamento a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs,na sigla em inglês), também da ONU. Os princípios estabelecem o tratamento justo das mulheres no trabalho, o que inclui prover salário e remuneração compatíveis aos dos homens.
Mulheres capacitadas na Sanepar
Como não seria diferente, a empresa oferece cursos de manutenção hidráulica para mulheres. A ação atende ao ODS 6, com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e o apoio e fortalecimento da participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.
O curso prevê uma capacitação para a realização de pequenos reparos internos, limpeza adequada da caixa d’água e efetivação da interligação do imóvel à rede coletora de esgoto. Assim, as mulheres são empoderadas para a realização de serviços antes realizados preponderantemente por homens.
“Tornam-se, assim, disseminadoras de boas práticas de conservação dos recursos hídricos, dos sistemas operacionais de água e esgoto, da qualidade ambiental e da saúde da população”, diz o relatório da empresa. Em 2023, a Sanepar formou 102 encanadoras em sete cursos de manutenção.
Como foi a Sanepar no 2T24?
A Sanepar divulgou seu resultado referente ao 2T24 no dia 9 de agosto, trazendo mais uma vez boa evolução de receita. No entanto, pelo segundo trimestre seguido, o resultado foi prejudicado por alta expressiva de custos e despesas, bem como de provisões com PCLD, que agora mais que anularam o crescimento da receita, trazendo queda nominal de Ebitda.
“Enxergamos o preço de tela atual das units SAPR11, acima do nosso preço-alvo, como oportuno para realização de ganho após expressiva alta de ~45% nos últimos 12 meses, e reduzimos neste momento nossa recomendação de neutra para venda”, comentam os analistas do BB Investimentos.
A receita líquida veio em R$ 1.664 milhões no 2T24, alta de 8,4% a/a e somou R$ 3,3 bilhões no 6M24, favorecida pelos reajustes tarifários de 8,23% em maio de 2023 e de 2,95% em maio de 2024, bem como na expansão do volume faturado em água (+3,4% a/a no 2T24 e +5,7% a/a no 6M24) e em esgoto (+5,3% a/a no 2T24 e +7,3% a/a no 6M24), estimulados pelo clima mais quente, redução de perdas (no 6M24) e expansão no número de ligações de água (+0,8% a/a) e de esgoto.
Já a Genial, segue com a recomendação de manter para as ações da Sanepar. “A companhia reportou resultados ligeiramente abaixo das nossas expectativas e das do mercado. Beneficiada pelo clima mais quente durante o outono e pelo reajuste tarifário no meio do ano passado e de maio de 2024, a Sanepar conseguiu entregar um resultado dentro do histórico da companhia, com uma evolução razoável de receita e certo controle de aumento de custos, alcançando um ROE de 15,2%”, justificaram os analistas.
(Fontes: Sanepar; BB Investimentos; Genial)