Adiantamento do salário permite um fôlego a mais na situação financeira dos funcionários. Saiba mais sobre esse benefício!
Já ouviu falar em salário sob demanda? Essa é uma forma de remuneração que vem se popularizando entre as empresas que buscam oferecer benefícios diferenciados aos seus funcionários. Assim, de alguma forma, contribuem para a melhor qualidade de vida deles, dentro e fora do ambiente de trabalho e ainda melhoram o clima organizacional da companhia.
Uma das principais chaves para garantir que as operações tragam os resultados esperados é ter uma equipe bem estruturada. E para isso tão importante quanto fazer uma boa seleção e recrutamento é ficar atento à retenção de talentos.
Assim, investir em estratégias para reduzir o índice de turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários na sua empresa é benéfico não somente para evitar gastos desnecessários, como também para aumentar a produtividade da companhia.
E com o mercado de trabalho altamente competitivo, companhias que não apresentam diferenciais e ações pontuais para reter os grandes talentos da equipe tendem a contratar profissionais comuns, perdendo os excepcionais para empresas concorrentes. Dessa forma, não crescem e nem se estabilizam no mercado,
Um desses diferenciais é o salário sob demanda. Trabalhadores que pagam contas mensalmente sabem que a conciliação do salário com o vencimento dos boletos, às vezes, é difícil.
Para dar fôlego ao bolso e à preocupação dos seus funcionários, algumas empresas estão recorrendo ao adiantamento salarial. Confira mais sobre esse assunto!
Entenda o salário sob demanda
O salário sob demanda está relacionado ao adiantamento do salário. Funciona assim: quando achar necessário, o funcionário pode fazer a solicitação e rever o valor do salário de forma proporcional aos dias que já foram trabalhados naquele mês.
Ou seja, quando a empresa oferece esse benefício, o trabalhador não fica mais preso ao dia estipulado do pagamento e nem recebe esse dinheiro apenas uma vez por mês. É, então, uma forma de remunerar o trabalhador conforme os dias já trabalhados, mas ainda não quitados.
Mas, por que alterar a forma de pagar o salário aos funcionários? A ideia é aumentar a liberdade financeira do colaborador, dando a ele mais controle sobre as suas finanças.
Assim, torna-se possível que ele quite uma conta que tem data de vencimento antes do dia habitual de pagamento ou mesmo que ele tenha condição de arcar com uma despesa de emergência.
Essa flexibilização ajuda no bem estar financeiro do funcionário e, por isso, é um recurso que vem se popularizando cada vez mais entre as empresas. Principalmente entre as que já entenderam a importância de fazer um maior investimento na qualidade de vida da sua equipe.
Importância do salário sob demanda
O Brasil tem uma triste realidade: muitos trabalhadores têm dificuldade de liquidar as contas mensais e rotineiras, seja por renda insuficiente ou por dificuldade em conciliar a data do pagamento do salário com o vencimento dos boletos. E a situação fica ainda mais complicada quando surgem imprevistos financeiros no meio do caminho.
Então, um dos principais problemas sociais atualmente é a preocupação com o dinheiro. Quadro que gera estresse e conflitos tanto na rotina familiar quanto na profissional.
Diante deste cenário, o salário sob demanda aparece como solução para dar mais fôlego financeiro aos funcionários.
Isso porque o profissional passa a ter autonomia para requerer o pagamento do salário sem necessidade de intermediários. E não precisa ficar aguardando o dia do pagamento para quitar suas dívidas ou arcar com algum imprevisto.
Ou seja, o benefício permite mais flexibilidade aos colaboradores, aliviando problemas financeiros que aparecem com a tentativa de conciliar o pagamento às datas de vencimento das contas.
Principais vantagens dessa modalidade
O salário sob demanda oferece vantagens tanto para empresa quanto para o funcionário. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática!
- Redução da preocupação financeira: um dos principais fatores que geram estresse na população. Com o salário sob demanda o trabalhador consegue ter a conta bancária saudável e as dívidas em dia, ficando mais tranquilo, pois tem um respaldo em caso de imprevistos.
- Maior controle das finanças pessoais: poder decidir como e quando vai usar o salário aumenta a autoconfiança e mantém a situação financeira do funcionário saudável.
- Maior produtividade: sem a preocupação exagerada com dinheiro, o profissional consegue se dedicar mais ao trabalho. E fica com a mente mais tranquila para desenvolver suas atividades com mais empenho, segurança e foco.
- Mais engajamento: benefícios que realmente impactam de forma positiva aumentam a lealdade, motivação e satisfação da equipe.
- Retenção e atração de talentos: trabalhadores valorizam não somente o salário, como também os benefícios oferecidos pela empresa. E quanto mais relevante no dia a dia, atendendo suas necessidades mais eficiente para satisfazê-lo.
- Ajuda em momentos de crise: acessar rápido o pagamento permite que o funcionário gerencie uma emergência inesperada, reduzindo a ansiedade e o estresse.
Direitos trabalhistas em relação ao salário sob demanda
Apesar de não ser citado de forma precisa, o salário sob demanda está enquadrado no artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)[1] , que fala sobre o adiantamento salarial e sua definição.
Assim, a Lei autoriza o desconto do adiantamento salarial, através da solicitação do funcionário ou concedido de forma espontânea pelo empregador. Então, o salário sob demanda é permite uma remuneração mais acessível para que o funcionário consiga resolver suas questões financeiras com mais facilidade. E, assim, aliviar sua tensão com o estresse financeiro, garantindo que o desempenho da equipe fique em patamar elevado.