O mercado financeiro dos Estados Unidos está em alerta e monitorando o indicador Sahm Rule. O payroll, relatório que mede a criação de empregos no país, se ficar abaixo do esperado, pode despertar o temor de uma possível recessão. Diante desse cenário, os investidores questionam se o Federal Reserve (Fed) está atrasado em ajustar as taxas de juros.

Um dos principais indicadores observados para detectar recessões é a Regra de Sahm. Esse modelo aponta que uma economia entra em recessão quando a taxa de desemprego aumenta 0,5 ponto percentual ou mais, com base na média de três meses em relação ao mínimo registrado nos 12 meses anteriores. Atualmente, esse indicador está em 0,53, semelhante aos níveis que antecederam as recessões de 2001, 2008 e 2020.

Sinal de alerta ou exagero conforme Sahm Rule?

Apesar desse sinal preocupante, Claudia Sahm, economista responsável pelo modelo, compartilhou nas redes sociais que não está convencida de que os EUA já estão com alerta claro sobre a chance de recessão. Conforme Sahm, a economia americana, embora com pequenos sinais negativos, ainda não está comprometida. No entanto, ela ressalta que a situação atual merece muita atenção e sugere que o Fed considere a continuidade dos cortes nas taxas de juros.

O grande dilema é o ritmo do Fed. Sahm, que já atuou no próprio banco central americano, acredita que a abordagem deliberativa do Fed pode ser lenta, mas eficiente ao responder a novas informações. Com a taxa básica de juros entre 4,75% e 5,0%, ela destaca que há flexibilidade para ações futuras, caso o cenário econômico piore.

Proteção e oportunidade

Com esse clima de incerteza, os investidores precisam agir com cautela. Por isso, diversifique seus investimentos, espalhando o dinheiro entre diferentes ativos para reduzir o risco.

Monitorar as recomendações de diversos analistas e o que estão sugerindo fazer se torna essencial neste momento. Principalmente levando em consideração que estamos em plena temporada de resultados trimestrais, onde o movimento do mercado se intensifica.

Quer saber mais sobre o comportamento do mercado e as recomendações dos principais analistas? Acesse nossa plataforma por aqui e veja a listas das ações mais recomendadas. Acompanhe dados detalhados, coletados de diversas fontes e reunidas em um só lugar para facilitar suas decisões de investimento.

Publicidade

Ajuste sua estratégia

As análises dos resultados trimestrais das empresas em um só lugar.