Jesus, o maior líder de todos os tempos, nos deixou muitos ensinamentos sobre dinheiro. Foram mais de 20 parábolas sobre esse tema tão relevante para nossas vidas na atualidade.

Dinheiro foi um dos assuntos mais abordados por Jesus em seus ensinamentos, embora não fosse o cunho financeiro a sua maior finalidade. Utilizando exemplos envolvendo riquezas e bens materiais Ele passava os princípios e valores espirituais mais importantes, de modo que as pessoas pudessem entender.

Jesus, ao contrário do que muitos pensam, nunca sugeriu ou afirmou que o dinheiro fosse um mal. No entanto, Ele nos deixou valiosos ensinamentos de como utilizar o dinheiro de forma correta, com honestidade e sempre pensando em ajudar ao próximo.

Listei 4 grandes ensinamentos de Jesus sobre dinheiro para refletirmos e implementarmos em nossas vidas:

  • Tenha Planejamento – Lucas 14:28-30

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar
.”

O planejamento é indispensável para uma vida financeira sustentável e equilibrada. Aprenda a planejar e montar seu orçamento financeiro. Tendo um controle efetivo dos seus ganhos e gastos. Consumindo de forma consciente e poupando com disciplina.

  • Seja Honesto – Lucas 3:12-14

Aqui nesta passagem Jesus está respondendo a um questionamento dos fariseus que queriam testá-Lo. Eles perguntaram se era lícito pagar tributos a César.

“Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

Honestidade, segundo o dicionário é característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível. Honestidade também envolve ser confiável, leal, justo e sincero.

O ensinamento de Jesus vai muito além de sermos honestos apenas na vida financeira, mas em todas as áreas da nossa vida.

  • Ajude aos necessitados – Atos 20:35

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber“.

A vida de Cristo foi pautada no amor e na caridade. Em ajudar aos mais necessitados. E esse ensinamento, mais do que nunca, precisa fazer parte das nossas vidas. Vivemos num mundo extremamente desigual, onde poucos possuem grandes fortunas e a grande massa da população passa necessidades.

  • Não seja ansioso – Mateus 6:31-33

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’

Pois os gentios é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.”

Temos visto que a ansiedade é o “mal do século”. Como ela tem levado pessoas a adoecerem de tanta preocupação, principalmente quando se trata de dinheiro.

Jesus tem nos ensinados ao longo dos séculos sobre descansar e confiar Nele, sobre não nos tornarmos escravos do dinheiro. A buscar o Reino em primeiro lugar, mas sem negligenciar as demais áreas da vida.

Você pode estudar, trabalhar, constituir família, mas tudo isso sem se distanciar de Jesus.

Por fim, podemos observar quanta sabedoria há nos ensinamentos de Jesus. Mesmo falando sobre dinheiro, Ele nos trás grandes lições sobre áreas importantes da nossa vida.

A Bíblia, a pesar de ter sido escrita há cerca de 4 mil anos, é extremamente atual e precisa ser nosso manual de vida.

Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte