Veja a avaliação da XP Investimentos referente as ações do Rumo (RAIL3) que faz parte da Carteira Top 10 de dezembro.

Rumo (RAIL3) tem boas perspectivas para o próximo ano

Em novembro, a Rumo superou o Ibovespa. Contudo, os analistas da XP veem como um sinal de melhora do otimismo do mercado em relação às perspectivas da empresa para 2023. Além disso, após visita ao principal terminal ferroviário (TRO) da Rumo os analistas da XP tiveram uma impressão positiva do ambiente de negócios no estado e das fortes perspectivas de receita da Rumo para 2023. Portanto, olhando para o futuro, a XP espera bons resultados para o 4T22 apesar da sazonalidade mais fraca do trimestre respaldado por:

(a) perspectivas sólidas de safra de milho no Mato Grosso; e

(b) maior competitividade tarifária de sua rota de exportação Rondonópolis-Santos (mais barata que o
Arco Norte [Sorriso-Barcarena]).

Descrição da empresa

De acordo com a XP, a Rumo é a empresa resultante da fusão da ALL (América Latina Logística) e da Rumo Logística ocorrida em 2016. Todavia, a principal área de atuação da empresa se estende pelos estados de Mato Grosso e São Paulo e pelos estados do Sul do Brasil. Nessas regiões estão localizados quatro dos portos mais ativos do país e por meio dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada. Os analistas da XP destacam como seu maior ativo o complexo logístico de Rondonópolis (MT), com capacidade de carregamento mensal de mais de 1 milhão de toneladas.

A empresa está dividida em três operações principais:

(i) Operações Norte: transporte ferroviário em três concessões nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Tocantins e operações em terminais portuários no porto de Santos;

(ii) Operações Sul: transporte ferroviário ao longo de duas concessões ferroviárias no estado de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul; e

(iii) Brado Logística: sua subsidiária de logística de contêineres, com participação da Rumo de aproximadamente 60% na Brado Logística.

Por fim, atualizamos nossas estimativas pós-2T22 e rolamos sobre nosso preço-alvo para 2023. Notamos que nossas estimativas estão materialmente acima do consenso e do guidance da empresa, implicando forte momento para as ações, em nossa opinião. Ressaltaram os analistas da XP.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte