A Rumo divulgou projeções relativas exclusivamente à construção e exploração da ferrovia que conecta o terminal rodoferroviário de Rondonópolis a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde, ambos municípios no Estado de Mato Grosso.

O capex previsto de 2023 a 2030 se encontra na faixa entre R$ 9 milhões e R$ 11 milhões. O volume total aproximado de grãos migrado de Rondonópolis para outros terminais até 2030 é de 16 milhões de toneladas, enquanto o volume potencial aproximado de toneladas adicionais de grãos no período é de 18 milhões de toneladas.

Conforme previsto no Contrato de Autorização, existe flexibilidade nos prazos de execução dos investimentos (que junto com a operação do Projeto), estão sujeitos à obtenção do licenciamento ambiental e demais aprovações governamentais pertinentes. A empresa reitera que “o volume apresentado é composto parcialmente por volume adicional, e parcialmente por migração do volume atualmente operado por Rondonópolis/MT”.

Em adição “o início dos desembolsos do projeto será em 2023 e, durante dois anos, o primeiro terminal ainda não estará pronto”. As receitas serão geradas a partir de 2025. Enquanto isso a “alavancagem vai aumentar em 0,4x a 0,6x em relação à linha de base da companhia”.

Ao preço de R$ 17,00/ação (valor de mercado de R$ 31,5 bilhões) a ação RAIL3 registra queda de queda de 11,6% este ano. O preço Justo de mercado de R$ 25,00/ação traz um potencial de alta de 47,0%.


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