Mais de 200 famílias indígenas produtoras em Roraima receberão apoio para escoar cerca de 650 toneladas de alimentos. A ação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá contar com recursos, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na ordem de R$3,23 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os produtos adquiridos pela modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) poderão beneficiar pessoas em situação de insegurança alimentar no estado.
Os projetos aprovados são de indígenas que vivem nos municípios de Amajari, Boa Vista, Caroebe, São João da Baliza e Uiramutã. De acordo com as propostas firmadas, os agricultores e agricultoras irão fornecer frutas, hortaliças, pescados, entre outros produtos como forma de complementar a alimentação das pessoas atendidas pela rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades beneficiadas.
Demais ações do PAA no estado – Além desses projetos, formados integralmente por famílias indígenas, a Conab aprovou outras 12 propostas de fornecimento de alimentos pelo PAA no estado roraimense. Nessas operações, 272 agricultores e agricultoras familiares que vivem nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Pacaraima irão fornecer aproximadamente 540,7 toneladas de alimentos. Para isso receberão recursos na ordem de R$4 milhões.
Neste ano, tiveram prioridade de venda ao PAA povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados (as) da reforma agrária, pescadores(as), juventude rural, entre outros, assegurando a justiça de gênero, com participação de no mínimo 50% de mulheres.
PAA/CDS – A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]