Nesta sexta-feira (16), os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão capacitar agentes estaduais que trabalham diretamente nas comunidades indígenas acerca das oportunidades disponíveis para a agricultura familiar indígena de Roraima, por meio da Companhia. Participam da capacitação representantes da Coordenação Regional de Roraima da da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai/CR/RR); da Frente de Proteção Yanomami e Ye’kwana; dos Distritos Sanitários Especial Indígena Leste de Roraima e Yanomami e do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

A expectativa é que os agentes treinados se tornem multiplicadores desse conhecimento em seus locais de atuação, o que tende a possibilitar um maior acesso dos agricultores e agricultoras familiares e extrativistas roraimenses nos programas e políticas realizadas pela Companhia no apoio às atividades. “É uma alternativa que encontramos para levar as políticas públicas aos povos indígenas que normalmente moram muito distantes de Boa Vista”, destaca o superintendente da Companhia em Roraima, Janderson Maués.

No encontro, a ser realizado a partir de 8h (horário de Boa Vista) na sede da Coordenação Regional de Roraima da Funai, será explicado o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em especial as regras da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, por meio de restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Na oportunidade, também será apresentado o Programa de Venda em Balcão (ProVB). A ação é direcionada a pequenos criadores de animais que podem comprar milho dos estoques públicos para uso na ração. O interessado na compra deve ter Declaração de Aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) ativa ou possuir imóvel rural com área de até 10 módulos fiscais, além de estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e demais Agentes (Sican), da Conab, entre outros requisitos.

Também está na pauta da reunião orientações sobre o acesso e uso da ferramenta de comércio eletrônico “Leilão pra Você”, operacionalizado pela Companhia. O programa consiste em uma plataforma transparente que apoia agentes privados e públicos na comercialização de seus produtos, insumos e serviços ligados ao agro, priorizando as necessidades da negociação. Durante a reunião serão esclarecidas as possibilidades de acesso ao serviço e as regras de participação.

O encontro para capacitar os agentes estaduais é uma demanda do CIR,uma vez que as políticas e programas executados pela Companhia podem ser importantes ferramentas de apoio à produção indígena. O que se espera com a capacitação é facilitar a inserção dos agricultores e agricultoras indígenas, bem como dos extrativistas nos mercados institucionais nos municípios roraimenses, bem como contribuir para o desenvolvimento rural de forma integral e sustentável de forma a respeitar e preservar os modos de vida dos territórios tradicionais indígenas.

Serviço:
Palestras Orientativas sobre os Programas e Serviços da Conab
Data: 16 de fevereiro de 2024
Horário: A partir de 8h (horário de Boa Vista/RR)
Local: Sede Coordenação Regional de Roraima da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai/CR/RR)
Av. Santos Dumont, 1403. Bairro São Francisco. Boa Vista/RR

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias