O “Rodízio de Carteiras” que no início de ano propiciou avanços no Ibovespa segue forte. Contudo, a volatilidade alta no Mercado não mostra alguma mudança de tendência.
É um novo governo, mas a ansiedade tem guiado a trajetória da Bolsa, de acordo com os movimentos políticos/econômicos. A volatilidade alta predominará e o caminho da indefinição persistirá. O viés passou de positivo para neutro e caminha para o negativo.
Aguardemos… muita cautela.
A tendência do Rodízio de Carteiras
As incertezas quanto aos aspectos econômicos no Brasil seguirão e, também, nos principais mercados mundiais que têm determinado uma oscilação sem a sincronia habitual. A dissonância momentânea entre os comportamentos dos principais mercados é a principal certeza nos fechamentos das Bolsas.
A atual tendência ou o início de um novo período “Bullish” terá somente uma definição ao longo de um prazo maior a partir da exibição de dados mais concretos sob os aspectos econômicos no mundo em 2023. Uma reversão, se ocorrer, virá acompanhada de alta volatilidade e do “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão fortes, independente da definição do movimento.
A principal tendência para o Ibovespa deixará o “Bearish” e rumará para “Bullish”? A pressão sobre os mercados existirá uma vez que os aspectos econômicos, principalmente, os inflacionários poderão influenciar nos próximos movimentos das Bolsas.
Neste sentindo, o Rodízio de Carteiras contribuirá para a grande volatilidade dos mercados com um toque de pessimismo no radar. Por isso, no estudo desta semana, incluí na cobertura das Recomendações IMA o preço alvo e o potencial do Consenso de Mercado.
A autocrítica e comparação dos papéis sugeridos com o Consenso do Mercado disponibilizado no Clube serve de autocrítica. Bem como, mostra aos que me acompanham se estamos no caminho correto dentro das probabilidades. Afinal, quando incluímos opiniões de terceiros podemos eliminar assimetrias e vieses, tornando a estratégia mais eficiente. Veja por aqui.
Ao que tudo indica, a volatilidade permanecerá e os preços indicam bons pontos de entrada dentro do seu nível de exposição ao risco.
Alertamos sempre… ATENÇÃO SUPER REDOBRADA!