Na próxima segunda-feira (13), às 9h, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentará os resultados do Levantamento Objetivo da Produtividade (LOP) das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no auditório da Superintendência Regional da Companhia no estado e contará com a participação de diversas instituições parceiras, entidades financeiras e outros agentes do setor agropecuário que manifestaram interesse pelo projeto.

O trabalho relacionado à produtividade do trigo gaúcho foi iniciado em julho do ano passado, com as etapas de planejamento operacional, identificação das áreas a partir de sensoriamento remoto, definição de clusters e número de amostras, identificação de lavouras e produtores. Entre os dias 10 de outubro a 2 de dezembro, foram realizados os roteiros em campo. Já nos meses de dezembro e janeiro, foram feitas as análises de laboratório, debulha, pesagem e análise de dados e, por fim, a estimativa final por meio de tratamento estatístico dos dados.

Ao todo, foram realizados dez roteiros, que percorreram todas as regiões produtoras do estado: Alto Uruguai, Planalto Superior, Missões, Planalto Médio, Centro e Sul. Dentre as principais cidades visitadas, destacam-se: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Panambi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Ijuí, São Luiz Gonzaga, São Borja, Santiago, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Espumoso, Vacaria e Sarandi.

O resultado obtido no LOP-Trigo 2022 também foi utilizado pela Conab no 5° Levantamento da Safra de Grãos, para definir a estimativa final de produtividade do RS. De acordo com os técnicos envolvidos no projeto de campo, o Levantamento Objetivo, por si só, já capta o efeito de todos os eventos, tanto climáticos quanto de manejo, ocorridos durante as fases de crescimento e desenvolvimento da cultura, refletindo na produtividade final. Esta análise torna-se especialmente relevante em relação ao trigo, uma vez que esta cultura, no Sul do Brasil, está muito sujeita a perdas decorrentes de geadas nas fases de floração e enchimento de grãos, bem como, ao excesso de chuvas no período pré-colheita.

De acordo com a mais recente divulgação da Conab, o Rio Grande do Sul deverá produzir, na atual safra, 5,7 milhões de toneladas de trigo, distribuídos em 1,4 milhão de hectares. A produtividade estimada até o momento é de 3.941 kg/ha. Esses dados consolidam a atual safra como a maior já colhida no estado, colocando o RS como maior produtor nacional de trigo, com mais de 46% do volume total no país.

Essa é a terceira vez que a Conab realiza o Levantamento Objetivo da Produtividade no Rio Grande do Sul. A primeira tratou-se de projeto-piloto com a soja na safra 2020/2021, seguido de um novo LOP da soja na safra 2021/2022. As coletas são realizadas todas em campo, sendo apenas a etapa de identificação de produtores feita via contato telefônico com entidades ligadas ao setor.

Os projetos de LOP consolidam a Conab como empresa referência na geração de inteligência agropecuária. O uso de métodos objetivos para a estimativa de produtividade de grãos é uma iniciativa inovadora que auxilia na obtenção de dados cada vez mais próximos da realidade, o que aumenta a credibilidade dos números levantados, traz confiança aos agentes de mercado e permite ao governo a assertividade no planejamento e execução de políticas públicas, tanto para os produtores quanto para os consumidores.

Serviço:
* Resultados do Levantamento Objetivo da Produtividade (LOP) do trigo no Rio Grande do Sul
Data: 13 de fevereiro de 2023
Horário: às 9h
Local: Auditório da Superintendência Regional da Conab no Rio Grande do Sul
End: Rua Quintino Bocaiúva, 57 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS
(*) Evento restrito a convidados e aberto à imprensa.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte