As culturas de trigo, aveia, cevada e canola produzidas no Rio Grande do Sul, e ainda a intenção de plantio de milho, estão em análise pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana no estado. Até sexta-feira (20), técnicos da estatal coletam os dados que deverão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, concluindo o ciclo que será divulgado no dia 9 de setembro.

Devido ao protocolo de segurança neste período da pandemia de COVID-19, a pesquisa será realizada exclusivamente por meio remoto. “A Conab utiliza o levantamento subjetivo para buscar as informações sobre todos os tipos de produtos levantados que compõem a safra de grãos. Para isso, utilizamos dados fornecidos por nossos parceiros, como produtores, Emater, Irga, Cooperativas, Escritórios de Planejamento e agentes financeiros, em todas as regiões agroclimáticas do estado, em quatro roteiros preestabelecidos”, ressalta o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Bestétti.

As culturas de inverno do ano 2021 vão fazer parte da safra 2021/2022. O acompanhamento desses cultivos é feito constantemente pelos técnicos da Conab, principalmente a verificação dos fatores climáticos favoráveis ou adversos que influenciam nos resultados da produção.

Na atualização de safra divulgada neste mês de agosto, correspondente ao 11° levantamento, a expectativa de produção no Rio Grande do Sul é de 38,3 milhões de toneladas, cerca de 45,5% a mais que o volume colhido na safra 2019/2020, que ficou em 26,3 milhões de toneladas. O resultado superior é consequência do clima mais favorável nesta safra do que na anterior, que recuperou a produtividade das culturas em geral. Apenas o milho ficou aquém da expectativa inicial de produção.

Serviço:
Pesquisa de Campo para Safra de Grãos no RS
Data: 16 a 20 de agosto
Divulgação dos resultados: 9 de setembro (no 12º Levantamento da Safra 2020/2021 de Grãos)

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte