Pequenos criadores de animais do Rio Grande do Norte já podem adquirir milho a preços acessíveis, com a comercialização do produto pelo Programa de Venda em Balcão (ProVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo da ação é fornecer milho dos estoques governamentais a preço de atacado para suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores, coturnicultores e aquicultores, permitindo que esses produtores possam alimentar seus rebanhos e garantir a continuidade de suas atividades.

O estado receberá 7.400 toneladas de milho, sendo que cerca de 2.191 toneladas foram embarcadas, o que corresponde a aproximadamente 30% do total previsto. O produto será disponibilizado para as unidades de Assu (1.000 toneladas), Caicó (1.500 toneladas), Mossoró (600 toneladas), Caiapós (1.000 toneladas), Natal (1.000 toneladas), Currais Novos (1.200 toneladas) e Umarizal (1.100 toneladas).

Os interessados em comprar o milho devem atender aos requisitos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sendo detentores da Declaração de Aptidão ao Programa (DAP) ativa, do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF-Pronaf) ou enquadrados nos demais critérios definidos pela Lei nº 14.293/2022. O limite de compra é de até 27 toneladas por cliente por mês, com o preço da saca de 60 kg fixado em R$ 78,00 para o período de 1º a 16 de dezembro.

Atualmente, cerca de 3,6 mil pequenos criadores estão cadastrados no estado. Para se inscrever, os interessados devem procurar as unidades da Conab, apresentando a documentação necessária, como escritura ou Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), RG, CPF, comprovante de residência, ficha sanitária dos animais e Cadastro Ambiental Rural. Além disso, é essencial estar registrado no Sistema de Cadastro de Produtos da Conab (Sican).

Essa ação tem como objetivo facilitar o acesso ao milho para pequenos produtores, garantindo a sustentabilidade da produção rural e fortalecendo a agricultura familiar no Rio Grande do Norte.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo