Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e representantes das Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) se reuniram a fim de trocar experiências sobre o trabalho de levantamento de dados de produtos hortifrutigranjeiros. O encontro, realizado, na última semana, com a Diretoria Técnica (Ditec) da Ceasa fluminense, buscou aprimorar os trabalhos executados pelas instituições de modo que os dados sejam mais qualificados e transparentes.

Foram compartilhados conhecimentos sobre o processo de coleta e tratamento estatístico de dados, considerando que tanto a Conab quanto a Ceasa executam levantamentos de preços de uma grande quantidade de produtos agropecuários. 

A Ditec apura os preços de hortifrutigranjeiros diariamente, na modalidade atacado. A informação contribui não só para a geração de preços de referência para o Programa Alimenta Brasil, como também para abastecer a base de dados do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). Já a Companhia atua no levantamento de preços ligados aos custos de produção, preços recebidos pelo produtor, além de preços de atacado e de varejo de produtos ligados à cesta básica, entre outros.

O levantamento de dados do setor produtivo é uma importante ferramenta em prol da regularidade da produção de alimentos e da segurança alimentar, auxiliando a tomada de decisão dos gestores públicos na implantação ou na execução de políticas públicas.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.