Na mais recente reviravolta do Fed (Federal Reserve dos EUA), o presidente Powell anunciou uma mudança na postura do órgão, mas ainda contando com um discurso cauteloso. Saindo de uma política restritiva para adotar uma abordagem mais pacífica. Esta mudança, chamada pelo mercado de “Powell Pivot”, traz implicações substanciais para as carteiras de investidores.
A principal preocupação anterior era a manutenção de taxas de juro elevadas pelo Fed, ameaçando o crescimento econômico. Contudo, a última conferência de imprensa e o “gráfico de pontos” revelaram uma inversão de perspectiva. Agora o mercado interpreta que o Fed pode sinalizar cortes mais significativos nas taxas em 2024, uma notícia positiva para a economia.
A reviravolta do Fed pode mudar o mercado
O “gráfico de pontos” reflete uma mudança de “maior durante mais tempo” para uma postura mais flexível. Dessa forma, com previsão de cortes totalizando 75 pontos base, surpreendendo o mercado que aposta em reduções mais rápidas.
A redução das pressões inflacionárias e um mercado de trabalho mais equilibrado são fatores cruciais que levaram a esta mudança. Conforme Powell enfatizou a importância de cortar as taxas antes que a inflação atinja a meta de 2%, visando prevenir danos econômicos desnecessários.
Oportunidades e riscos
Ainda não é hora para comemorar. A incerteza em torno do crescimento económico e da inflação levou o Fed a adotar uma postura flexível. Assim, ajustando a política com base nos dados recebidos, dando maior previsibilidade aos agentes de mercado para ajustar-se quase que em tempo real.
Portanto, com base nas informações atuais, o mercado precifica uma tendência para cortes nas taxas. Na prática, isso reflete em reações positivas nas Bolsas ao redor do mundo.
O “Powell Pivot” impulsionou a recuperação de ações e títulos devido às expectativas de taxas de juro mais baixas. Embora as perspectivas econômicas permaneçam cautelosas, o caminho para um “pouso suave” ganhou amplitude nas estimativas.
Apesar de todo esse movimento de euforia, vejo como adequado manter uma postura mais cautelosa em meio às incertezas econômicas que ainda persistem. A queda das taxas virão, mas talvez não seja com o mesmo cenário que hoje está precificado. Para descobri quais são as principais recomendações para investir confira o espaço exclusivo no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.