Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Retrospectiva, prospectiva e perspectiva

Data da publicação

Somos um grupo de integração de executivas de finanças com o objetivo de apoio mútuo, promoção da diversidade e inspiração para novos profissionais.

Data da publicação

Não, não é um texto sobre gramática, sobre sinônimos e antônimos, tampouco sobre linguística e etimologia, é mais um texto sobre vivência, sobrevivência e cuidado com sua obsolescência!

Sim prezados e queridos, sua obsolescência! Em tempos pandêmicos de doenças novas, antigas, multiversos, fake news e desgovernos, mais do que nunca, sua atenção e reinvenção são demandadas e junto com sua dedicação e talento fazem e farão toda diferença no mundo de hoje e de (do) amanhã. Até aí, salvo o novo ambiente, nada muito diferente do passado, o que realmente é diferente é a força e a dimensão do compartilhar, e seu poder exponencial.

Compartilhar histórias, experiências, percepções, dificuldades e inspiração, e mais do que tudo, te mostrar ou te lembrar que você não está sozinho, e tem gente que torce e vibra por você. Esse também foi nosso intuito quando no começo de 2021 o W-CFO iniciou as publicações mensais no Acionista e que depois viraram quinzenais, esse é o nosso 21º texto e o 2º de minha autoria no qual falei sobre a vida não ser um jogo de soma zero, na ocasião me pareceu e ainda me parece relevante, ninguém tem que perder para o outro ganhar, esse pensamento/doutrina/plano maquiavélico precisa ser combatido dia a dia pessoal e profissionalmente. Outras amigas e colegas igualmente escreveram textos de grande valia sobre Inovação, ESG, Delegação, Governança, Liderança, Liberdade e menos culpa e mais amor (inclusive e principalmente o autoamor)!

Publicidade

Esses textos e temas são ricos por si só, e quando vistos em retrospectiva, nos mostram como a sabedoria é sem fim, como o conhecimento formal é importante, mas não pode renegar a experiência, como a experiência é boa mas não pode nos cegar para o novo e para a mudança, como a mudança pode ser dura e linda, como nos descobrimos e nos reinventamos a cada dia, com amigos, filhos, colaboradores, parceiros e pets.

Sobre as prospectivas, temos a segurança da insegurança, mas a certeza que será mais leve já com o hábito do lifelong learning e de uma sociedade longe de ser perfeita (utopia), mas um pouco mais solidária.

Sobre as perspectivas, essas são as melhores, estamos mais vivos, mais unidos, mais preparados, mais testados, mais vacinados… somos fortes, mas não temos vergonha de reconhecer o cansaço, e nos por uma pausa. O tempo também já nos mostrou que não somos infalíveis, nem seres mitológicos que em sua pungência ignoram os demais. Estamos em construção, assim como o mundo, assim como as crianças, e esse espírito é o que nos move.

Eu espero que você tenha tido um 2021 de aprendizado, de paz e de harmonia, espero principalmente que seu 2022 seja de alegria, de transformação, de perspectivas! Perspectivas essas que te farão ser um “analista” da vida, da dor, da alegria, do caminho, longe de ser um caminho só de acertos, mas sim um caminho, o seu caminho, que só você pode fazer por você.

Jamile Aun

CFO America em multinacionais de bens de capital para infraestrutura em geração e transmissão de energia, irrigação e transporte e também nos ramos gráficos, comunicação e de alimentos e embalagens.
Com MBA em Finanças e Controladoria, especialização em Administração Industrial e Gerenciamento de Projetos pela FIA, certificação PMP do Project Management Institute e Certificação de CFO pelo IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças. Pos MBA em Conselho de Administração. Certificada pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É membro de organizações de promoção da equidade de oportunidades entre gerações, gêneros e desenvolvimento de jovens talentos como W-CFO e WCD. Também atua como Conselheira Fiscal e mentora de PME.

Autor

Somos um grupo de integração de executivas de finanças com o objetivo de apoio mútuo, promoção da diversidade e inspiração para novos profissionais.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.