A temporada de Resultados Trimestrais é onde as empresas divulgarão seus números e resultados, fornecendo informações que irão permitir investidores decidirem onde ganhar dinheiro.
Os anúncios trimestrais podem indicar mudanças significativas nos fundamentos de uma empresa, podendo ocasionar alta movimentação nos preços das ações. Portanto, a forma de obter lucros é aplicando em surpresas nos balanços corporativos.
Os preços das ações costumam apresentar padrões de comportamento conforme apresentação dos resultados, sejam eles abaixo ou acima da expectativa do mercado, surpreendendo de alguma forma os investidores.
As comparações dos resultados surgem conforme estimativas de analistas ou históricos de resultados. Portanto:
Números superando as expectativas, o preço das ações tende a se valorizar;
Números abaixo das expectativas, ações estarão sujeitas a cair.
Por exemplo:
Se uma empresa reverte lucro por prejuízo no período, a frustração do mercado pode levar as ações caírem.
Ou se uma empresa, que já vinha dando prejuízo, desta vez mostra que o decréscimo não foi tão grande como o anterior, pode gerar alguns movimentos de otimismo.
Temporada de Resultados Trimestrais, como aproveitar
Confira alguns dados que podem ajudar você a confirmar o bom investimento:
Ações de empresas de menor capitalização tendem a reagir de forma mais intensa aos resultados inesperados.
Ações que estejam mais depreciadas em termos de múltiplos apresentam maior retorno com as “surpresas” do que ações que já estejam mais apreciadas.
Múltiplos: P/L (preço por lucro) ou P/VPA (preço por valor patrimonial).
Olhar exclusivamente o resultado trimestral não é o mais indicado, ele pode dar uma oportunidade de curto prazo, mas para o longo é preciso observar outros indicadores. As análises precisam estar em linha com a visão macro e outras abordagens fundamentalistas, como:
- Crescimento de receitas
- Margens operacionais
- Retorno sobre o capital investido
- Endividamento
Desta forma você consegue evitar ações que podem parecer atrativas só por causa de um resultado acima do esperado, mas que contêm más notícias, queda de receita, margens, retorno e outros fatores que impactam negativamente no preço da ação no médio prazo.