Capacidade Instalada sobe pelo segundo mês consecutivo

Os resultados de agosto do Indicadores Industriais são positivos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As horas trabalhadas na produção registraram aumento, interrompendo uma sequência de três meses de queda. Além disso, o faturamento cresceu pelo terceiro mês consecutivo e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu pelo segundo mês consecutivo, voltando a superar 78%.

Faturamento

O faturamento real da indústria cresceu 0,6% em agosto frente a julho, na série livre de efeitos sazonais. É o terceiro aumento consecutivo do índice, que havia crescido 0,6% em julho e 0,3% em junho. Na comparação com agosto de 2018, o faturamento recua 5,7%, enquanto que na comparação do acumulado no ano até agosto, a queda é de 1,9%.

Emprego

O emprego industrial aumentou 0,1% em agosto frente ao mês anterior, após o ajuste sazonal. O emprego segue em evolução muito lenta, praticamente estável. Na comparação com agosto de 2018, o emprego registra queda de 0,2%. A comparação do acumulado no ano até agosto com o registrado em igual período do ano passado também mostra queda de 0,2%.

Horas Trabalhadas

As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,6% em agosto na série dessazonalizada. O aumento interrompe sequência de três quedas mensais consecutivas. Na comparação com agosto de 2019, há queda de 1,3% nas horas trabalhadas na produção. A comparação do acumulado no ano até agosto mostra recuo de 0,2% frente ao mesmo período de 2018.

Massa Salarial

A massa salarial dos trabalhadores da indústria recuou 0,7% em agosto, após os ajustes sazonais. A comparação com agosto de 2018 mostra queda de 1,2% da massa salarial, enquanto a comparação entre o acumulado durante os primeiros oito meses de 2019 com igual período de 2019 revela recuo de 1,7%.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Rendimento Médio

O rendimento médio real pago aos trabalhadores da indústria recuou 0,4% em agosto na comparação com o mês anterior, na série dessazonalizada. É a terceira queda consecutiva do indicador. O rendimento médio de agosto de 2019 é 0,9% inferior ao pago no mesmo mês de 2018, enquanto o acumulado entre janeiro e agosto de 2019 é 1,5% inferior ao registrado em igual período do ano passado.

Utilização da Capacidade Instalada

Por fim, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) de agosto alcançou 78,1% na série livre de efeitos sazonais. Embora o aumento de 0,1 ponto percentual (p.p.) frente ao registrado em julho seja modesto, os percentuais dos últimos dois meses foram revisados: de 77,6% para 77,8% em junho e de 77,7% para 78% em julho, respectivamente. A UCI de agosto de 2019 é 0,2 ponto percentual inferior à registrada em agosto de 2018, enquanto a média anual é 0,1 p.p. superior à observada no mesmo período de 2018.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.