Todo mundo tem Renda Fixa e agora IPCA+ é o que não sai das falas dos analistas. Aqui não cabe o “você não é todo mundo” que se ouve das mães na infância, porque realmente não há uma viva alma investidora que não tenha um título de RF na sua carteira. Por isso que entra mês e sai mês e ela está sempre na berlinda: muda o tipo, mas não a modalidade. Bem, o que resta é trazer ao leitor do Acionista quais as recomendações dessa rainha dos portfólios.

Dando uma passadinha pelo cenário econômico, o mês de abril foi marcado pelo aumento do nível de risco global e doméstico, conforme o BB Investimentos. Conflitos geopolíticos no Oriente Médio exerceram pressão sobre o preço do petróleo. Ao mesmo tempo, dados mais fortes do que o esperado para a inflação ao consumidor nos EUA, o CPI, se refletiram na reprecificação da curva de juros norte-americana. Dessa forma, a possibilidade de queda de juros nos EUA está cada vez mais longe.

Aqui em terras brasilis, mudanças na política fiscal geraram incertezas em meio à desancoragem das expectativas de inflação. O Copom reduziu a taxa Selic em 0,25 p.p., para 10,50% a.a. Apesar de grande parte do mercado já esperar esta redução em menor magnitude do que os cortes anteriores, “a decisão não unânime dos membros do comitê exacerbou o ambiente de incertezas em relação aos próximos passos da condução de política monetária”, comentam os analistas.

IPCA+

Em relação aos papéis indexados à inflação (IPCA+), a Suno pontua que os títulos com vencimentos no médio e longo prazo “ainda proporcionam um carrego interessante aos investidores, com um juro real próximo de 6,15% (média) ao ano sem risco de crédito, tratando-se de títulos públicos”. Conforme o Acionista, a alta dos rendimentos do título do Tesouro IPCA+  abre espaço para um alto potencial de valorização. O com vencimento em 2045 recentemente alcançou uma taxa prefixada de mais de 6,13%.

Entenda porque o IPCA+ se tornou o queridinho da Renda Fixa assinando o Clube Acionista. Veja recomendações conforme diversos analistas, por aqui.

Publicidade