O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos investimentos de renda fixa mais procurados. Com este título, o investidor “empresta” dinheiro ao banco para receber, em troca, rendimentos em forma de uma taxa de juros.
Existem CDBs prefixados, que pagam uma taxa de juros fixa do início ao fim, e pós-fixados, que geralmente têm sua rentabilidade atrelada ao CDI — 100% do CDI, 110% do CDI, etc. A liquidez também varia bastante, com títulos de liquidez diária e outros que podem chegar a até 5 anos de prazo.
Investir em renda fixa é seguro?
Existem diferentes níveis de segurança nos investimentos de renda fixa. Por exemplo, CDBs e Letras de Crédito são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante R$ 250 mil por CPF em caso de falência ou inadimplência do credor. Já as debêntures e fundos de investimentos não são cobertos pelo FGC e, portanto, têm um risco de crédito maior. No caso do Tesouro Direto, o credor é o próprio governo federal, o que significa um alto nível de segurança para o investimento.
Em suma, de forma geral, os investimentos em renda fixa são mais seguros que os de renda variável por terem rentabilidade conhecida e não estarem expostos a uma grande volatilidade do mercado.
(Informações da fintech Neon)