Na última sexta-feira (26), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a criação de um novo título de renda fixa, a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), que será voltada para a captação de recursos de projetos de infraestrutura, indústria, inovação e pequenas empresas.

A criação da LCD vem após algumas mudanças nas regras das LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) no início deste ano.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou o prazo mínimo para esses investimentos. Antes, a carência das LCAs era de 90 dias. Agora, o período mudou para 9 meses, enquanto de uma LCI passou de 90 dias para 12 meses.

Após estas mudanças, a criação de LCAs e LCIs teve uma queda expressiva. Entre janeiro e fevereiro, por exemplo, as novas LCAs caíram 50% e as LCIs reduziram 64%.

Como alternativa, Geraldo Alckmin sugeriu criar a LCD. “Ela contempla a indústria, o comércio, e serviço. Será emitida pelos bancos de desenvolvimento, principalmente o BNDES, e diminui a dependência do BNDES do Tesouro porque é mercado, comprado pelo mercado”, explicou.

O ativo terá um período de carência de 12 meses. Ou seja, o investidor deverá se manter durante um ano no título. Além disso, assim como as LCIs e LCAs, as LCDs também serão isentas de Imposto de Renda.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.