Como estratégia para a renda fixa, o BTG mantém como adequada uma duration ao redor de 5,5 anos, ainda abaixo do benchmark deles (7 anos). “Quanto à composição, as alocações em juros soberanos nominais permanecem mais longas, principalmente devido ao nível atrativo de carrego, enquanto as posições em títulos corporativos Investment Grade estão alinhadas com a duração da estratégia”,  explicam os analistas. 

Já nas estratégias de juros reais, mantém posições mais curtas, até 3 anos, visando o carrego e uma possível reprecificação do ciclo monetário nos próximos anos, via TIPS. Os títulos atrelados à inflação ainda oferecem juros reais superiores às principais estimativas da taxa neutra da economia americana (0,8%-1,0%, segundo projeções BTG) em praticamente todos os vértices. 

“Vale ressaltar que nossa exposição a mercados desenvolvidos também deve se beneficiar da continuidade do ciclo de queda de juros na Zona do Euro em julho, apesar da eleição na França representar um potencial fator de volatilidade no curtíssimo prazo. 

Recomendações atuais para investir em Renda Fixa

Para o primeiro mês do segundo semestre, a posição do BTG Pactual: 

Pós-fixado: continuam diminuindo a posição, isto porque os analistas veem como acertado o recente “movimento de elevação da exposição tática das carteiras na subclasse de ativo em razão do fim do ciclo de corte de juros”. Entretanto, também veem que existem prêmios atrativos nas demais subclasses de Renda Fixa e não descartam que “o ciclo de corte de juros possa voltar ao debate quando o Federal Reserve iniciar seu ciclo de flexibilização monetária”. 

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

IPCA+: elevaram para 2 notches overweight. “Existem diversas razões para este movimento: a forte abertura da curva de juros reais, com taxas pagando acima de 6,4% a.a nos vencimentos mais curtos;  juros reais acima da inflação implícita, que diverge do racional histórico destes ativos no Brasil, onde as implícitas sempre estiveram acima dos juros reais; e com o fim da alocação internacional, tivemos orçamento da estratégia para fazer esta elevação da exposição sem afetar as demais classes de ativos”. Como resultado, a duration da carteira do IPCA saiu de 7,5 para 5,0 anos. 

Prefixados: posição neutra. “Apesar da atratividade na curva de juros DI, principalmente nos vértices mais curtos, preferimos continuar neutros nesta classe de ativo dado que já estamos expostas a maior volatilidade com o nível pós-fixado abaixo do neutro.”

Acompanhe por aqui as recomendações e análises para investir em Renda Fixa.