Publicidade

Renda Fixa: diminuindo duration e pós-fixados, entenda

Tempo de leitura: ‍

Como estratégia para a renda fixa, o BTG mantém como adequada uma duration ao redor de 5,5 anos, ainda abaixo do benchmark deles (7 anos). “Quanto à composição, as alocações em juros soberanos nominais permanecem mais longas, principalmente devido ao nível atrativo de carrego, enquanto as posições em títulos corporativos Investment Grade estão alinhadas com a duração da estratégia”,  explicam os analistas. 

Já nas estratégias de juros reais, mantém posições mais curtas, até 3 anos, visando o carrego e uma possível reprecificação do ciclo monetário nos próximos anos, via TIPS. Os títulos atrelados à inflação ainda oferecem juros reais superiores às principais estimativas da taxa neutra da economia americana (0,8%-1,0%, segundo projeções BTG) em praticamente todos os vértices. 

“Vale ressaltar que nossa exposição a mercados desenvolvidos também deve se beneficiar da continuidade do ciclo de queda de juros na Zona do Euro em julho, apesar da eleição na França representar um potencial fator de volatilidade no curtíssimo prazo. 

Recomendações atuais para investir em Renda Fixa

Para o primeiro mês do segundo semestre, a posição do BTG Pactual: 

Pós-fixado: continuam diminuindo a posição, isto porque os analistas veem como acertado o recente “movimento de elevação da exposição tática das carteiras na subclasse de ativo em razão do fim do ciclo de corte de juros”. Entretanto, também veem que existem prêmios atrativos nas demais subclasses de Renda Fixa e não descartam que “o ciclo de corte de juros possa voltar ao debate quando o Federal Reserve iniciar seu ciclo de flexibilização monetária”. 

IPCA+: elevaram para 2 notches overweight. “Existem diversas razões para este movimento: a forte abertura da curva de juros reais, com taxas pagando acima de 6,4% a.a nos vencimentos mais curtos;  juros reais acima da inflação implícita, que diverge do racional histórico destes ativos no Brasil, onde as implícitas sempre estiveram acima dos juros reais; e com o fim da alocação internacional, tivemos orçamento da estratégia para fazer esta elevação da exposição sem afetar as demais classes de ativos”. Como resultado, a duration da carteira do IPCA saiu de 7,5 para 5,0 anos. 

Prefixados: posição neutra. “Apesar da atratividade na curva de juros DI, principalmente nos vértices mais curtos, preferimos continuar neutros nesta classe de ativo dado que já estamos expostas a maior volatilidade com o nível pós-fixado abaixo do neutro.”

Acompanhe por aqui as recomendações e análises para investir em Renda Fixa.

Publicidade

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.
Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Juros Futuros: o termômetro da semana

A última semana foi marcada pela queda dos juros futuros e do dólar, por outro lado a alta na Bolsa. Nos Estados Unidos, a inflação ao consumidor abaixo do esperado elevou as apostas para um corte de juros em setembro. No Brasil, a inflação também surpreendeu positivamente, com o IPCA

Focus reduz projeção de inflação para este ano; veja mais detalhes

A última semana foi marcada pela melhora do sentimento do investidor, com queda do juros, altas na Bolsa e projeção de inflação surpreendendo positivamente. Assim, com IPCA abaixo do esperado devido à queda nos preços dos alimentos e atualizações do Boletim Focus desta semana corroboram para a melhora do sentimento.

Santander (SANB11): hora de comprar, manter ou vender?

De acordo com o relatório do RI, o Santander (SANB11) apresentou crescimento nas carteiras de crédito pessoa física (+7,9%), com destaque para consignado (+16,8%), cartão de crédito (+7,8%) e crédito rural (+22%). No entanto, houve uma estabilidade na carteira de crédito PJ (+1%). “Com as novas safras das carteiras de

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.