Na semana passada, o Copom (Comitê de Políticas Monetária) elevou a taxa Selic para 13,75% ao ano. Dessa forma, os investimentos em renda fixa estão em um bom momento e atualmente são os mais atrativos do mercado, pois o investidor não corre tantos riscos e ainda pode obter uma boa rentabilidade.
Sendo assim, após você saber o como dar os primeiros passos no mundo dos investimentos e conhecer o seu perfil de investidor, é hora de explorar os ativos de renda fixa, começando pelos títulos públicos.
Mas o que é Renda Fixa ?
Um investimento de Renda Fixa é onde se é possível prever a rentabilidade final. Ou seja, no momento da compra, é possível ver o retorno, seja ele prefixado ou pós-fixado.
Esse tipo de investimento opera como um empréstimo de seu dinheiro para o emissor. E o investidor recebe em troca uma remuneração conforme a taxa de rentabilidade fixa definida no momento da compra.
E nessa etapa da jornada de Endividado a Investidor vamos te apresentar os Títulos Públicos, que são uma boa opção de investimento dentro da Renda Fixa para investidores dos mais variados perfis.
O que são os Títulos Públicos de renda fixa ?
Primeiramente, os títulos públicos federais são instrumentos financeiros emitidos pelo Governo Federal para obtenção de recursos junto à sociedade com o objetivo primordial de:
- Financiar o déficit orçamentário, nele incluído o refinanciamento da dívida pública;
- Realizar operações para fins específicos, definidos na Lei Orçamentária, ou em seus créditos adicionais.
Contudo, os Títulos Públicos Federais, também conhecidos como Tesouro Direto são emitidos com exclusividade pelo Tesouro Nacional e são classificados em 5 tipos:
LFT(Tesouro Selic):
Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.
É indicado para quem tem objetivos de curto prazo ou quer formar uma reserva de emergência. O título possui rentabilidade diária vinculada à taxa Selic.
Deste modo a sua rentabilidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da taxa básica de juros da economia.
LTN(Tesouro Prefixado):
Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento.
É indicado para aqueles que querem realizar investimentos de médio e longo prazo. Sendo assim, é o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.
NTN-F(Tesouro Prefixado com Juros Semestrais):
O Tesouro Prefixado com juros semestrais paga juros a cada semestre (cupons de juros) ideal para quem precisa dos seus rendimentos com mais rapidez.
NTN-B Principal (Tesouro IPCA+):
A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.
Todavia, esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada, eles também contam com opções para o investidor receber juros semestrais ou na data de vencimento do título.
São Indicados por muitos especialistas para objetivos de longo prazo como a aposentadoria, o Tesouro IPCA+ tem como vantagem a não desvalorização do dinheiro com o passar do tempo, mantendo o poder de compra do investidor.
NTN-B(Tesouro IPCA+Juros Semestrais):
Por fim, o Tesouro IPCA+ com juros semestrais também garante que seu ganho seja a taxa da inflação acrescido de juros em forma de cupons semestrais.
Portanto, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3, a bolsa brasileira, para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet com valores acessíveis.
Raio X Empresas
Conheça a nossa assinatura que pode alavancar seus ganhos como acionista.
Com ela você tem acesso a um conteúdo incrível que vai te ajudar bastante na sua jornada como investidor.
Que tal saber tudo sobre a empresa que você investe ?
Ou então saber quais são as ações mais recomendadas pelos especialistas?
É como ter uma visão Raio X sobre tudo que está rolando no mercado e além disso estar bem preparado para tomar decisões.
Com ela você fica sabendo antecipadamente sobre:
Resultados: Datas, links para conferências e íntegras dos balanços de mais de 250 cias.
Assembleias: Antecipe os temas que influenciam seus rendimentos.
Proventos: Ganhe com as emissões de dividendos e JCP.
Isso e muito mais espera por você no Raio X Empresas!
E o melhor: o Clube Acionista liberou 10 dias grátis pra você conhecer.