As relações entre empregado e empregador são estabelecidas por meio de programas para permitir: saúde e segurança no trabalho, administração de conflitos e um bem estruturado padrão de relacionamento com sindicatos.

O objetivo é desenvolver parâmetros de conduta e de ações que permitam o bom desempenho do empregado, de maneira ajustada às normas corporativas e, ao mesmo tempo, o oferecimento de condições plenas e favoráveis para que o empregado realize suas atividades.

Porém grande parte dos funcionários de empresas familiares tem uma relação muito mais próxima com o fundador ou membros da família que administram a empresa, pois eles se sentem membros da família e tomam a imagem do fundador como a de um pai.

Por conta disso os empregados das empresas familiares são fieis às suas corporações. Uma das características destas empresas é a estabilidade com que administra seus empregados e esta é uma característica positiva observada por eles.

Mas muitas vezes essa característica pode se tornar abusiva ou prejudicar a empresa devido pagamentos fora de data, empréstimos ou até mesmo supostas ajudas paga pela empresa a funcionários, que irá alterar o fluxo de caixa e o balanço no fim do exercício.

Para minimizar os riscos, é necessário que se estabeleça um programa de relação com empregados que permita desenvolver um compromisso maior entre o empregador e seus funcionários e, vice versa.

Sendo assim tudo aquilo que diz respeito a regras de conduta, padrões e normas de comportamento, além de um suporte vinculado a qualidade de vida no trabalho, deve ser sofisticado e realizado oferecendo:

•          Estrutura física que permita uma ambientação do empregado com qualidade de iluminação; controle de umidade, temperatura e ruídos; ambientes ergonômicos, acessibilidade, entre outros aspectos.

•          Assistência médica, com o oferecimento de suporte de saúde ao empregado, para que haja plenas condições de ações preventivas a doenças ou complicações físicas; inclusão de ginástica laboral com acompanhamento de fisioterapeutas; implantação de atividades de acompanhamento da saúde do trabalhador.

•          Ambiente saudável, com a inclusão de refeições balanceadas e acompanhamento nutricional, permitindo que o empregado não tenha ingestão de alimentos que o leve a perder produtividade ao longo do dia.

O objetivo é desenvolver parâmetros de conduta e de ação que permitam o bom desempenho do empregado de forma ajustada as normas corporativas, e ao mesmo tempo, o oferecimento de condições plenas e favoráveis para que o empregado realize suas atividades.

Podendo assim também ser implementada uma política para os colaboradores estabelecendo regras de conduta por parte da organização e penalidades aqueles que não se enquadrarem as normas.

Os objetivos dessa política estão relacionados à inclusão de mulheres na força de trabalho, diminuição do absenteísmo de maneira geral e aumento do comprometimento dos empregados. O estudo mostra que a adoção de práticas dessa natureza contribui para o aumento do trabalho e do comprometimento dos funcionários como um todo, e fundamentalmente, para a retenção de pessoas-chaves na empresa.  

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte