Atingir a satisfação de seu cliente,
aliado à lucratividade e solidez operacional é um sonho de consumo de
todo empreendedor, e algo que pode ser atingido com forte êxito através
de uma boa relação de estoque e venda. Porém, mais do que se atentar à
reposição de produtos para o giro operacional, a interconexão destes
conceitos é algo fundamental para a gestão financeira do negócio,
capazes de afetar, diretamente e positivamente, a longevidade da marca –
algo que precisa ser cuidado para a conquista destes e de muitos outros
benefícios perante o destaque competitivo.
Em dados divulgados por um estudo da
Gartner, 72% dos CEOs de empresas varejistas consideram a gestão de
estoque como uma das três principais prioridades para o crescimento
futuro, e não faltam motivos que justifique tamanha importância. Afinal,
em um mercado altamente globalizado e dinâmico, saber como balancear
esses pilares é o que tornará seus processos mais eficientes, reduzindo
custos com espaços de armazenamento e obtendo uma visibilidade mais
estratégica com previsões de demanda mais precisas.
No dia a dia, suas vantagens acabam indo
muito além desses aspectos. Veja seis pontos extremamente valiosos que
as empresas sentirão ao investir nessa relação:
#1 Maior equilíbrio entre oferta e demanda: manter
estoques excessivos pode levar a custos elevados de armazenamento,
deterioração de produtos e capital parado. Sua falta pode resultar em
perda de vendas, insatisfação do cliente e potencial perda de mercado
para concorrentes. Equilibrar esses pratos é algo complexo, mas possível
de ser mantido com uma boa gestão que permitirá ajustar rapidamente os
níveis de estoque com base nas flutuações de vendas, garantindo que a
empresa esteja preparada para atender a demanda sem excessos.
#2 Impacto na satisfação do cliente: garantir
que os produtos estejam disponíveis quando os clientes os procuram é
crucial para sua satisfação e fidelização. Nesse sentido, uma boa gestão
de estoque assegura que os prazos de entrega sejam cumpridos e que não
haja atrasos nas vendas, de forma que os consumidores encontrem seus
itens desejados sem empecilhos que gerem uma imagem negativa da marca.
#3 Otimização de custos: controlar
os níveis de estoque ajuda a minimizar os custos de armazenamento,
incluindo aluguel de espaço, seguros e deterioração de produtos. Por
isso este cuidado se torna fundamental, pois permite que os
empreendedores tenham um processo de compras e produção mais eficiente,
evitando aquisições em excesso ou em quantidade insuficiente, o que pode
levar a custos adicionais.
#4 Melhoria do fluxo de caixa: quando
a gestão de estoque e venda consegue assegurar a manutenção do nível de
produtos, a empresa consegue liberar capital para investir em outras
áreas essenciais para seu desempenho e crescimento, o que alivia,
consequentemente, seu fluxo de caixa. Afinal, quanto menor for o custo
com armazenamento e maior for sua eficiência na produção e vendas,
melhor será seu gerenciamento financeiro como um todo.
#5 Melhor planejamento e previsão: os dados são o novo petróleo, e ter acesso em tempo
real e transformá-los em decisões estratégicas pode ser auxiliado com a
gestão de estoque e venda. Essas informações ajudam a prever vendas
futuras com mais precisão, permitindo um planejamento mais eficaz de
compras e produção, evitando interrupções e garantindo que a oferta
atenda à demanda.
#6 Tomada de decisões mais informada: complementando
o tópico anterior, estes dados referentes ao estoque e vendas permitem
analisar o desempenho dos produtos de forma muito mais completa,
identificando quais estão vendendo bem e quais precisam de maior
atenção. Na prática, essas informações também podem orientar as
estratégias de marketing como, por exemplo, em criar promoções para
itens em excesso ou campanhas para produtos de alta demanda que ajudem a
vender estes itens.
O controle eficaz de estoques e vendas é
crucial para a eficiência operacional e o sucesso financeiro de uma
empresa. Essa relação assegura que o negócio possa atender à demanda do
cliente de forma consistente, minimizando custos e maximizando seus
lucros. Isso, além de contribuir para uma maior precisão contábil dos
demonstrativos financeiros, uma vez que os estoques representam um ativo
significativo no balanço patrimonial e, portanto, sua valorização
correta é essencial para uma contabilidade fiel e transparente.
Porém, para isso, é necessário que haja a
integração destes dados, de forma que seja possível ter uma gestão mais
estratégica, com melhores decisões baseadas em informações precisas e
atualizadas. Aqui, é indispensável contar com o apoio de um sistema de
gestão integrado (ERP), de forma que possam oferecer um maior controle
centralizado e em tempo real do estoque, integrando dados de compras,
vendas e produção. Isso permite uma gestão mais eficiente e precisa que
toda empresa precisa ter.
José Osvaldo Ferreira é sócio contador na ECOVIS® BSP.
Rodrigo Franco é sócio e gerente operacional na ECOVIS® BSP.Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/economia/relacao-de-estoque-e-venda-por-que-ela-e-a-alma-do-sucesso-empresarial