Trabalhando a reorganização financeira

Olha que legal, já vimos como montar um orçamento de modo simples e prático, priorizando as principais despesas. Agora, vamos planejar como reorganizar nossa vida financeira. Primeiro ponto importante: unifique todas as receitas e despesas da casa, não somente em seu orçamento individual, mas também gerando consciência nos membros da família, inclusive nas crianças para que elas cresçam com uma mentalidade de poupar para investir e não de consumo sem objetivo.

O próximo passo é se você tem dívidas, hora de priorizar as que têm juros muito altos, coloque elas como prioridade, para evitar que tenha que pagar multas e mais juros, e isso venha a comprometer seu orçamento. Procure os credores e proponha uma negociação. Evite a qualquer custo contrair empréstimos e uso de cheque especial, isso pode trazer o caos para sua vida financeira, são facilidades que com passar do tempo podem ser tornar impagáveis e o nosso objetivo é economizar, gerar valor e investir.

Agora é hora de repensar as despesas como assinaturas automáticas no cartão de crédito, elas têm o objetivo de facilitar, sendo pequenas parcelas por mês, mais em grande parte das vezes, pouco usamos, como as assinatura de clubes de vinhos, de cerveja, de queijos e outros, Netflix, Amazon Prime, Spotify e por aí vai. Ao somar os benefícios e o quanto você utiliza, verá que os custos mensais muitas vezes podem causar um buraco no seu orçamento familiar, ao cortar esses custos, você nem sentirá falta de alguns que deixou de assinar.

Quando for ao supermercado, faça uma lista de tudo que você precisa e tente se manter fiel ao planejado, quando fugimos muito do objetivo acabamos fazendo compras por impulso, ou porque estavam em promoção. O mercado é especialista em deixar você pensando que pode precisar um dia daquele produto, ou ele simplesmente vai despertar em você o desejo de consumir imediatamente. Se você raciocinar com calma provavelmente vai perceber que pode viver muito bem sem aquele item.

Mude sua relação com o dinheiro, quando pensar que precisa de algo, como por exemplo trocar de carro, faça um planejamento, se possível além da sua reserva de emergência. Verá então que pode ficar mais um ano com o mesmo carro, quando for comprar. poderá pagar à vista ou com uma parcela menor e assim conseguir um bom desconto.

Hora de parar com as compras por impulso, aquela blusa linda pode esperar ou será que você precisa mesmo? Nós mulheres muitas vezes nos deixamos influenciar pela moda do momento, consumimos produtos que logo passam. Procure itens atemporais, são mais elegantes e no longo prazo você está sempre atual e com dinheiro no bolso, afinal esse é o nosso objetivo.

Outra dica importante para estancar a sangria do seu orçamento, são os cafezinhos e lanches na rua, sempre que tiver compromissos fora ou estiver em horário livre no seu trabalho, evite gastar com lanchinhos, cada vez que você sair procure levar de casa, é mais saudável para seu bolso e para sua saúde.

Te vejo na próxima quinta!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte