A Rede Brasil do Pacto Global da ONU, frente das Nações Unidas que reúne o setor corporativo, lançou na última segunda-feira, 25 de abril, o programa Ambição 2030 na presença de cerca de 250 CEOs e lideranças empresariais. O Movimento Mulher 360, que foi representado por sua gestora executiva Margareth Goldenberg, reafirma o compromisso com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, principalmente com o ODS 5 – Igualdade de Gênero.
Dentre os sete grandes Movimentos apresentados na ocasião, o MM360 se torna uma das organizações comprometidas e embaixadoras do Movimento Elas Lideram 2030. A iniciativa tem como ambição coletiva ter 1.500 empresas engajadas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030, incluindo, neste mesmo período, pelo menos 11.000 mulheres em posições de alta liderança e 150 lideranças seniores atuantes dentro dessa agenda e influenciando ativamente seus pares para agirem da mesma forma.
A adesão é gratuita e pode ser feita por organizações de pequeno, médio e grande porte. Para fazer parte, é necessário assinar a carta compromisso com a meta de ter 30% de mulheres em posição de alta liderança até 2025 ou 50% até 2030.
“O Movimento Mulher 360 amplia o impacto de sua atuação ao se tornar a organização embaixadora do Movimento Elas Lideram e apoiando institucionalmente o Movimento Raça é Prioridade. Vamos unir esforços na mobilização, apoio técnico e engajamento das lideranças empresariais e seus times e apontar uma direção única a seguir: 50% de mulheres em posição de alta liderança até 2030 e 50% de pessoas negras na liderança até 2030. Acreditamos que este será mais um impulso para acelerar o avanço da equidade de gênero, equidade racial e o empoderamento feminino nas corporações”, ressalta Margareth Goldenberg.
O lançamento desses Movimentos para o Pacto Global da ONU Brasil é um chamado para que empresas brasileiras reconheçam a urgência e a necessidade de promoverem ações concretas com objetivos e compromissos públicos.
“Perceber que cada um tem seu papel e sua responsabilidade nessa transformação é fundamental. A mudança das estratégias empresariais é crucial e nós, como líderes empresariais, somos parte do problema, mas, juntos, somos também a solução”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU Brasil.
Assista ao vídeo de apresentação da Ambição 2030 abaixo e no canal do Pacto Global da ONU Brasil no YouTube: