O fardo da dívida pública é o perigo do momento segundo JP Morgan, a falha do governo de conseguir prover suporte suficiente criar turbulências no processo de recuperação mundial.

Os trabalhadores e empresas ainda estão em risco e a vacina pode ajudar de certa forma, porém as preocupações do momento, incluindo dívidas do governo, podem deixar os legisladores com um pé atrás. Parte ruim: os déficits fiscais e a dívida do governo tem inflado.

O fardo da dívida pública

Nos EUA e no Reino Unido alguns políticos já estão indo contra mais suporte fiscal, por conta da crescente dívida. Alguns observadores preocupam-se que os empréstimos que alguns países em desenvolvimento realizaram a partir do Fundo Monetário Internacional pode ter compromissos que podem levar eles à austeridade no futuro.

Essas preocupações já estão causando efeitos negativos no mercado. No longo prazo é possível que o serviço de dívida possa representar um risco. A parte boa é que parece não haver um argumento forte contra o apoio às políticas. Mais apoio fiscal no curto prazo garantiria a continuidade da crise global.

JP Morgan acredita que as dívidas do governo são bastante administráveis. O custo de serviço da dívida é baixo na maioria dos países desenvolvidos, e os bancos centrais estão fazendo o possível para que continue assim. A instituição acredita que no final a maioria dos formuladores de políticas vão concluir que os benefícios de curto prazo do fornecimento de suporte adicional compensarão os custos.

Embora possa haver erros quando alguns países enfrentam o fardo da dívida, eles não acreditam que o risco vá atrapalhar a recuperação da economia no médio prazo



Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações. E confira em FIIs as principais recomendações para o mês.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte