Um resumo das escolhas de janeiro: recuperação econômica deve desencadear a próxima onda de valorização em 2020, conforme Carlos Sequeira, CFA New York – BTG Pactual US Capital LLC e Osni Carfi São Paulo – Banco BTG Pactual S.A.

Nosso portfólio continua exposto principalmente a empresas líquidas e de alta qualidade que se beneficiam diretamente da recuperação econômica do Brasil e da redução das taxas de juros reais de longo prazo.

Companhias relacionadas ao setor de consumo, infraestrutura e imobiliário devem continuar com um bom desempenho em 2020, considerando que a demanda por crédito aumente, que a taxa de desemprego caia e que as taxas de juros permaneçam baixas. Nosso portfólio ganha exposição em ações relacionadas ao consumo via Renner e Localiza e, no lado da infraestrutura/imobiliário, temos a Rumo, a Gerdau e a BR Properties. Mantemos baixa exposição a exportadores de commodities (via JBS).

Nosso portfólio também conta com o Banco do Brasil, que substitui o Itaú neste mês, refletindo nossa convicção de que o crescimento do PIB acelerará nos próximos trimestres e que os bancos são beneficiários diretos de um crescimento econômico mais rápido. A recuperação do crescimento do crédito já começou e está sendo liderada pelos grandes bancos do Brasil. Decidimos substituir o Itaú pelo Banco do Brasil, pois esperamos que a diferença de ROE entre o BB e seus pares privados diminua em 2020.

A gigante de petróleo e gás, Petrobras, é outro nome que incluímos em nossa carteira de ações em janeiro, substituindo a CPFL. Em 2019, a empresa progrediu de maneira importante em seu objetivo de focar em E&P e reduzir a alavancagem, vendendo o equivalente a US$ 16 bilhões (principalmente ativos de refino), reduzindo a alavancagem para 1,8x da dívida líquida em relação ao EBITDA, de 2,3x no final de 2018. Em 2020, vemos a empresa continuando com esse processo, vendendo aproximadamente 50% da capacidade de refino do Brasil – com potencial para arrecadar entre US$ 14-20 bilhões. Talvez até tão importante, vender parte do segmento de refino ajudaria a reduzir a percepção de risco sobre a tese de investimento da companhia.

A fabricante de software Totvs também faz parte de nosso portfólio, dando-nos exposição à recuperação da economia brasileira (atende empresas que representam 25% do PIB do país) e ao setor de serviços financeiros digitais (em rápido crescimento). Por fim, nossa seleção é complementada pela operadora de telecomunicações (e alvo de M&A) Oi.

Por: BTG Pactual

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis