A Receita Federal anunciou que restituirá um total de R$ 6,87 bilhões a 5.347.441 contribuintes nesta sexta-feira (30) referente à Declaração do Imposto de Renda 2024 e os pagamentos já foram iniciados.  

Esse é o quarto lote de restituições do ano, e os beneficiários receberão os valores em suas contas bancárias indicadas no momento da declaração, sob o nome “SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL”, segundo o InfoMoney.  

Quem são os beneficiados das restituições?  

Entre os contemplados, estão 15.077 contribuintes idosos acima de 80 anos, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.  

27.372 são pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério, 261.019 que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber via PIX, e 47.238 contribuintes afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Além destes, 4.904.908 contribuintes não prioritários também serão beneficiados. 

Eu recebo a restituição da Imposto de Renda?  

A consulta ao terceiro lote de restituição foi aberta na quarta-feira (24), e os contribuintes podem verificar sua situação no site da Receita Federal ou através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.  

A consulta pode indicar se o contribuinte está “em fila de restituição”, aguardando recursos, ou “disponível em”, confirmando que o valor já foi enviado para o banco realizar o depósito. 

Caso de erro no crédito  

Se houver algum erro no crédito, como número de conta incorreto, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O resgate pode ser agendado no Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.  

Após esse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC da Receita Federal. 

Calendário de restituições do Imposto de renda para 2024 

Além do quarto lote, que será pago hoje, o calendário de restituições de 2024 inclui mais um lote regular em 30 de setembro. Os lotes anteriores foram pagos em 31 de maio, 28 de junho e 31 de julho. 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte